Topo

Bala na Cesta

Flamengo fecha 2013 com título da LDB

Fábio Balassiano

30/12/2013 23h27

flamengo1

Que ano para o basquete do Flamengo. Apesar do (constante) problema do atraso nos salários, o time foi campeão do NBB e nesta segunda-feira conquistou o título da Liga de Desenvolvimento (LDB) ao bater o Minas por 51-42 no ginásio da Gávea, no Rio de Janeiro. Cristiano Felício, formado nas categorias de base do clube mineiro, foi o cestinha com 16 pontos e o melhor desta fase final da LDB sem dúvida alguma.

fla2A conquista sela o final do ciclo do armador Gegê (outra estrela da companhia) nas categorias de base do clube e coloca mais um troféu na prateleira deste vencedor chamado Paulo Chupeta (técnico sem fama, de fala mansa, de fala simples e isso talvez assuste muita gente…). O cara é uma figura, engraçado, tem uma série de manias, mas quando o negócio é vencer pelo Flamengo lá está ele. Nacional da CBB, NBB, Liga Sul-Americana, LDB. Ele tem tudo em casa. Grande personagem do basquete brasileiro – e ele tem a cara do clube rubro-negro.

Na decisão do terceiro lugar o Pinheiros venceu Brasília por 80-70 e fica com terceiro lugar da LDB (melhor jogo da fase final que vi!). Brilhante campanha do time mais jovem da competição! Parabéns ao clube! Atuação (mais uma) de almanaque de Bruno Caboclo (foto à esquerda): 24 pontos (cestinha), 13 rebotes, 4 assistências, 3 roubos e assustadores 38 de eficiência! Odeio fazer projeções ou criar expectativas exageradas em cima de jovens, mas esse rapaz chamado Bruno Caboclo é espetacular! Tem TUDO pra ir longe! Potencial físico (envergadura absurda), boa cabeça, técnica em desenvolvimento e um clube que o apóia bastante. Se vai virar? Ninguém sabe. Mas tem tudo pra isso, sim.

caboclo1

Por fim, meus sinceros parabéns à Liga Nacional de Basquete e ao Ministério do Esporte, que organizaram e bancaram a competição. Ela tem uma série de imperfeições, uma série de pontos a aprimorar, mas sem dúvida é lindo acompanhar os meninos em quadra lutando, se matando para evoluir. O crescimento da LDB é fundamental para o crescimento do basquete brasileiro. E com as próximas edições já programadas (até 2016) a tendência é que o campeonato e a modalidade evoluam cada vez mais.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.