Topo

Bala na Cesta

A rodada de Natal sabor chuchu na NBA

Fábio Balassiano

25/12/2013 02h19

will1Todo mundo sabe que a NBA dá um valor danado à rodada de Natal. Não duvido que, quando eles programam o calendário de jogos, eles comecem justamente pelos jogos natalinos. Mas neste ano, sem culpa alguma da liga, a situação não saiu muito bem, não. Lesões, lesões e mais lesões fazem das partidas desta quarta-feira uma das mais insossas da história.

Pra começar (15h de Brasília) teremos este Chicago Bulls x Brooklyn Nets com cara de enterro. Era pra ser o duelo de Derrick Rose contra Deron Williams (na foto à direita – a imagem diz muita coisa). Entre o candidato ao título Chicago e o reforçado Nets. Mas Derrick Rose está fora devido a novo problema no joelho, a turma de Illinois ainda joga de luto e a campanha de 10-16 fala por si só. Mas nada é tão ruim quanto no Brooklyn, onde os Nets têm 9-18, perderam as três últimas, estarão sem Brook Lopez até o fim do campeonato e jamais se encontraram na temporada. No final do jogo de segunda-feira contra o Indiana, Jason Kidd, o técnico, disse que seu time tem aceitado passivamente as derrotas. Paul Pierce, Kevin Garnett e D-Will disseram que discordam fortemente do treinador. Climão…

melo1Às 17h30 o Madison Square Garden abre as portas para receber o vice-líder do Oeste (Oklahoma City Thunder), que tem 22-5, venceu 9 das últimas 10 e tem a dupla Kevin Durant e Russell Westbrook voando. Seria um jogaço se os Knicks estivessem repetindo o desempenho da temporada passada. Mas, ei, os nova-iorquinos têm 9-18 e uma performance tenebrosa no campeonato atual, com discussões internas e JR Smith fazendo birra por não querer mais ser banco de reservas (ficou um jogo inteiro sem arremessar – sendo que ele só sabe arremessar…). Para piorar, Carmelo Anthony (foto à esquerda) e Raymond Felton se machucaram na vitória diante do Orlando e podem não enfrentar o Thunder logo mais. Chance de surra do OKC?

Às 20h, todo mundo salivaria para ver o duelo entre Kobe Bryant e LeBron James mesmo com o time do Lakers sendo muito ruim (como é mesmo). Seria o duelo entre o melhor do mundo na atualidade e um craque em fim de carreira e voltando de lesão. Só que aí Kobe se lesionou, ficará seis semanas fora devido a fratura no joelho e a partida desta quarta-feira tem tudo para ser um vareio dos atuais bicampeões da NBA em pleno Staples Center. O clima em Los Angeles é tão bom, mas tão bom (só que ao contrário), que Mike D'Antoni, quando perguntado depois da surra que levou em Phoenix por mais de 20 pontos, o que os torcedores do Lakers deveriam estar pensando com a situação do time (13-15), respondeu: "Se eles não estão satisfeitos ou animados, que procurem outro time pra torcer". A torcida angelina pode, muito bem, replicar e dizer que torce apenas para times com bons técnicos, né…

james1Logo depois, às 23h, o San Antonio Spurs, timaço e cada vez mais descansando suas estrelas, recebe o Houston Rockets em um grande clássico do Texas. Só tem um probleminha: James Harden (foto à direita), uma das estrelas do Rockets, está com problema no tornozelo e pode não atuar (os médicos dizem que ele jogará, sim, mas no sacrifício). Caso não jogue, a atração perde muito em sua força, sem dúvida alguma.

Pra fechar, 0h130 da quinta-feira, este que pode ser o melhor jogo da noite. Em Oakland, o Golden State Warriors, completo, enfrenta o Los Angeles Clippers. Os Warriors vêm de duas vitórias seguidas e estão em oitavo no Oeste com 16-13. Os Clippers, cada vez mais embalados com o técnico Doc Rivers, têm 20-9 e cinco vitórias seguidas. Chega a ser irônico que o jogo que não teria tanto apelo de popularidade assim surja como a melhor atração da rodada natalina.

Chega a ser até cruel, pois daquele vídeo maravilhoso que a NBA preparou para a rodada de Natal apenas LeBron James, Kevin Durant e Stephen Curry estão na ponta dos cascos. James Harden é dúvida, e deve jogar porque todo mundo sabe quão representativo é um jogo nesta data. Derrick Rose e Steve Nash estão fora. Dois dos times que deveriam ser sucesso (Nets e Knicks) estão na ponta final da tabela. Que tristeza, hein.

chuchu1Sem dois dos melhores times da liga (Portland e Indiana, com 23-5), a última rodada pós-rabanada da gestão David Stern, sempre animadíssima, terá sabor chuchu hoje. É uma pena.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.