Topo

Bala na Cesta

'Invicto', Pinheiros cresce no NBB

Fábio Balassiano

02/12/2013 15h20

lb1Você que acompanha o NBB pode olhar a classificação da competição e achar que estou maluco com um título assim. O olhar bate e vê o Pinheiros com 5-1 neste começo de certame, mas uma visão mais fria é bem clara: com time completo os pinheirenses ainda não perderam nesta temporada 2013/2014 do principal torneio nacional.

O único revés veio na estreia, contra Limeira, no dia em que o clube jogou duas vezes. Com isso, os titulares foram para o jogo 5 do Paulista contra o Paulistano e os garotos da LDB entraram em quadra diante dos limeirenses. Com time completo, portanto, a turma do Jardim Europa ainda não perdeu no NBB após cinco partidas.

A última vitória veio no sábado, na prorrogação, contra o bom time do Basquete Cearense por 97-94, em Fortaleza. Perdendo por 85-82 nos segundos finais do tempo regulamentar, a bola foi parar na mão de Leandrinho (foto à esquerda). A bola, como você verá no vídeo abaixo, caiu, os pinheirenses levaram a peleja para o tempo-extra e por lá venceram um difícil rival.

claudio1Por isso é bom ficar de olho no elenco comandado por Cláudio Mortari (foto à direita). O time segue exagerando nas bolas de três pontos (é o segundo que mais chuta, com 26 por partida, atrás apenas de Brasília, com 26,3), e não é raro vermos jogos com o time arremessando mais de longe do que de dois pontos, o que é um exagero e confere um tom de previsibilidade ao ataque, sem dúvida alguma.

Mas é inegável que com tantas peças talentosas (Shamell, Tavernari, Joe Smith, Rafael Mineiro, Paulinho e agora Leandrinho) o veterano treinador tem conseguido grandes e importantes vitórias (Bauru e Flamengo principalmente) neste começo de certame com um jogo baseado nos arremessos que acabam combinados com passes (são 15,3 assistências para os 29,4 arremessos convertidos por jogo). Com exceção de Morro, principal nome da defesa, os outros quatro titulares neste começo (Paulinho está machucado e sem ele a bola parece rodar melhor no ataque) possuem a esplêndida média de mais de 16 pontos (Shamell lidera com 21,8). Além de Paulinho, o sempre mal-humorado Toyloy está lesionado, mas não faz falta alguma.

shamell1Nas cinco vitórias com os titulares o Pinheiros tem a média de 87,6 pontos. Até o fim do ano o time enfrenta Uberlândia e Franca esta semana em casa, Brasília e Goiânia no Centro-Oeste e o Palmeiras, em 21/12, na última partida de 2013. É um time com muita técnica, bom potencial físico, com boas opções no banco (com a chegada de Leandrinho, o bom Tavernari foi deslocado para comandar a segunda unidade do time) e que pode continuar fazendo bonito na competição. Se conseguir usar melhor Rafael Mineiro no garrafão (e não fora dele), melhorar um pouco a marcação e diminuir o excesso nos tiros longos pode ir ainda mais longe.

Será que os pinheirenses se mantêm no topo da tabela? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.