Topo

Bala na Cesta

Bauru e Paulistano abrem final do Paulista

Fábio Balassiano

02/12/2013 01h42

guerra1Começa hoje, enfim, a final do Paulista Masculino entre Bauru e Paulistano. A partir das 20h (ESPN+ promete transmitir), o ginásio Panela de Pressão certamente estará cheio para o primeiro jogo da decisão. Os próximos jogos serão na terça-feira (em Bauru), dois em São Paulo (9 e 10/12) e o quinto, caso necessário, no interior do Estado em 16/12. A decisão, portanto, será em melhor de cinco jogos.

Pelo lado de Bauru, estou curioso para saber como estará a cabeça do time depois da derrota para o Aguada na Liga Sul-Americana. Não adianta querer dourar a pílula, pois foi realmente muito feio o que aconteceu no Uruguai. É inconcebível um elenco melhor, como é o bauruense, perder para um MUITO pior depois de abrir mais de 20 pontos. O lado psicológico vai ser trabalhado por Guerrinha (foto à esquerda), técnico da equipe que, sim, é favorita para a decisão que começa logo mais. Bauru tem mais investimento, mais elenco, mando de quadra e uma dupla de pivôs mais pesada (Lucas e Murilo) e que pode ser fundamental no duelo contra Pilar (que jogou até a temporada passada em solo bauruense) e Mineiro. A única coisa, deste canto, que eu realmente lamento é a falta de tempo de quadra que Gui Deodato está tendo neste começo de temporada 2013/2014. Para quem vinha em grande evolução, a perda de espaço não é bacana.

desmond1Pelo Paulistano, a esperança do técnico Gustavo de Conti (em sua primeira final) atende pelo nome de Desmond Holloway. Um dos cestinhas da competição, com 18,5, o magriça ala-armador foi contratado pelo time da capital justamente para ajudar na pontuação. E é o que vem fazendo. Holloway é talentoso pacas, infiltra muito bem e possui bom aproveitamento nas bolas longas (40% de três pontos no Paulista). Ao lado do baixinho Dawkins, armador que registra 15,9 pontos, é o principal responsável por carregar o piano no ataque. O Paulistano é um time organizado, bem treinado, com uma boa defesa e que conseguiu se reforçar muito bem para esta temporada. É bacana ver o bom trabalho ser recompensado, sem dúvida alguma.

Apenas como registro: esta será a terceira final paulista da história centenário Club Paulistano (perdeu em 2005 para o Ribeirão Preto e em 2009 para São José) e a terceira de Bauru (venceu Franca em 1999 e perdeu dos francanos em 2000). Este é o quinto ano consecutivo que a capital de São Paulo coloca um representante na decisão. O Pinheiros foi campeão em 2011, e vice em 2010 e 2012.

E aí, quem será que vence a final do Paulista? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.