Topo

Bala na Cesta

Um dia depois do futebol, basquete protesta

Fábio Balassiano

15/11/2013 02h01

gui1Foi bonito, foi bem bonito. Um dia depois do futebol, e um dia depois de eu ter escrito aqui que ficara chocado com a ausência de ações, o basquete decidiu agir. Não foi nada grande, nada absurdamente chocante, mas foi um primeiro passo (o mais difícil, pois é aquele que te faz sair da inércia).

Em todas as partidas de ontem (seja pelo NBB ou pelo Paulista) os atletas deixaram o relógio dos 24 segundos estourar de propósito (veja o vídeo aqui em que isso aconteceu no Pedrocão, com Franca e Bauru – a torcida francana, que entende das coisas, gritou um "Vergonha" maravilhoso).

Pouco antes da rodada começar a Associação de Atletas enviou, como eu também escrevera, um release condenando a falta de entendimento entre Liga Nacional e Federação Paulista. Logo depois, à noite, vieram os protestos. E toda revolta é linda. Toda revolta merece ser aplaudida. Portanto, parabéns aos envolvidos, parabéns aos atletas. Não dá pra ficar calado com tanto desmando mais.

Que esta tenha sido a primeira de uma série de manifestações e cobranças que o basquete brasileiro, encabeçado pela Associação de Atletas, faça – porque precisa muito fazer. Que não fique só nisso, que não se abaixe a cabeça para alguns dirigentes (não todos). Atleta não é só mão de obra. Atleta pensa, é o principal artista do espetáculo e o principal agente de mudança por um esporte melhor.

Que eles, atletas, entendam de uma vez por todas que eles podem, e devem, ter voz ativa e ser parte do processo de evolução pelo qual o basquete brasileiro precisa urgentemente passar. Se demorou, ao menos o protesto veio. E se veio, que agora não pare. Que os jogadores continuem cobrando. Que mudanças CONCRETAS estejam na ordem do dia e de fato aconteçam. É o que esperamos – há alguns anos já…

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.