Topo

Bala na Cesta

O que esperar dos quatro brasileiros nesta temporada da NBA?

Fábio Balassiano

29/10/2013 15h40

Começa hoje a temporada 2013/2014 da NBA, você sabe muito bem disso. E serão quatro brasileiros garantidos no melhor campeonato do mundo: Anderson Varejão, Nenê, Tiago Splitter e Vitor Faverani. Vamos às análises sobre o que eles poderão produzir no certame.

NENÊ – Iniciando a sua décima-segunda temporada na NBA (não sei se as pessoas têm noção do que isso representa), o pivô (ou agora ala-pivô, já que Marcin Gortat pode acabar deslocando o camisa 42 para a posição 4) é uma das principais esperanças de fazer com que o Washington Wizards volte aos playoffs. Será titular, terá tempo de quadra e uma das figuras centrais da defesa da franquia da capital dos Estados Unidos. Não dá pra esperar médias exuberantes de pontos e rebotes, mas certamente sua importância de liderança será notada em um elenco jovem e com fome de voltar ao mata-mata.

ANDERSON VAREJÃO – Há uma década na liga, Varejão (entrevista com ele aqui amanhã) começa esta temporada com um objetivo claro: ficar fora do departamento médico. Sem ter conseguido jogar mais do que 31 partidas nos últimos três campeonatos, o pivô será titular do renovado time do Cleveland até que Andrew Bynum se recupere. Quando o ex-jogador do Lakers estiver bem, o brasileiro deve voltar a sua função de sair do banco para incendiar o time (e não há demérito algum nisso). É homem de confiança do técnico Mike Brown, muito querido pela torcida e contribuirá como sempre contribuiu – defesa, energia e enterradas ferozes. A grande meta, independente de metas de pontuação ou rebotes, é conseguir se manter saudável por todo o campeonato. Tem boas chances de conseguir com o Cavs uma vaga na pós-temporada.

TIAGO SPLITTER – Único brasileiro que com certeza estará no playoff, Tiago começa a sua quarta temporada na NBA como pivô titular do San Antonio Spurs e com contrato renovado. Não fez uma grande pré-temporada, e certamente será cobrado por Gregg Popovich para evoluir em relação aos últimos campeonatos. Todo mundo sabe de seu talento, mas Tiago precisará ser muito mais agressivo no ataque e na defesa para corresponder às expectativas imensas que todos têm em cima dele. Sua evolução pode significar grandes avanços para ele e principalmente para seu time.

VITOR FAVERANI – Terceiro brasileiro a jogar no tradicional Boston Celtics (o primeiro foi Leandrinho), Vitor terá tempo de quadra para desenvolver seu jogo em um time que está claramente em reconstrução. Terá que aproveitar cada segundo para provar que pode ficar no time para os próximos anos. A julgar pela pré-temporada, está mais do que preparado para isso. Foi muito bem na defesa, no ataque e até arriscou alguns chutes de três pontos. Elogiado por seu técnico (Brad Stevens) e companheiros, Faverani tem tudo pra surpreender e ir muitíssimo bem em sua temporada de estreia.

Três outros brasileiros podem entrar na liga nos próximos dias ou meses (Leandrinho, Fab Melo e Scott Machado, dispensado do Utah no último sábado), mas ainda não é certo. O país começa com quatro e estará bem representado.

Concorda com minhas análises? O que esperar dos brasileiros? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.