Topo

Bala na Cesta

Em renovação, não dá pra esperar muito do Boston Celtics nesta temporada

Fábio Balassiano

27/10/2013 02h05

A torcida é uma das mais fanáticas e exigentes da NBA, mas na temporada que começa na terça-feira o lado crítico precisará dar espaço ao lado mais complacente. Três das quatro estrelas que fizeram parte do time campeão anos atrás já se foram (Ray Allen primeiro, e Paul Pierce e Kevin Garnett depois), só restou o agora lesionado Rajon Rondo e o time decidiu, através do gerente-geral Danny Ainge, apostar fortemente na renovação.

O Celtics buscou um técnico universitário (Brad Stevens, na foto ao lado) para um time com perfil universitário (daqueles que precisam aprender muito), vai limpar, aos poucos, a sua folha salarial (os US$ 82 milhões deste campeonato se transformam em US$ 46 mi para 2014/2015) e pretende apostar em jovens via Draft ou da Europa (caso do brasileiro Vitor Faverani – na foto à direita).

Rajon Rondo ainda não tem previsão de volta, e os verdes estão fazendo o que todo time novo deve fazer em uma pré-temporada: testando. Dez jogadores começaram jogando os amistosos, e as cartas têm sido distribuídas por Avery Bradley, Jordan Crawford e Courtney Lee (nenhum dos três é armador de ofício, sabemos). Mesmo assim o time tem conseguido mostrar o basquete coletivo tão pedido e desejado por Stevens desde que ele se apresentou por lá. Dos 34 arremessos convertidos por partida (média de 94,3 pontos por jogo), 21 vieram através de assistências. Todos, aliás, devem ter boas doses de tempo de quadra e estão loucos para aproveitar a chance que lhes apareceu.

Por isso está bem claro o que acontecerá nesta temporada em Boston: derrotas, derrotas e mais derrotas. Conseguir mais que 35 vitórias será uma surpresa. Vaga em playoff me parece um sonho – e não é bem isso que Ainge deseja. O foco, agora, não deve estar em vitórias ou em tentar uma temporada tão surpreendente quanto mágica. Descobrir atletas que podem fincar pé na franquia por muitos anos, jogadores com ótimo custo/benefício e promessas em outros cantos do mundo deve estar na ordem do dia.

Não é o cenário que o torcedor do time com o maior número de títulos da NBA esperava e nem merece, mas, como diz um amigo, é o que tem pra hoje. A opção de Danny Ainge, corajosa, foi renovar, reconstruir. Que os Celtics tenham paciência para um processo que não é rápido.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.