Topo

Bala na Cesta

Washington contrata Gortat e entra de vez na briga pelos playoffs na NBA

Fábio Balassiano

26/10/2013 10h05

Foi um choque. Última sexta-feira antes da temporada regular começar e o Washington Wizards partiu para uma troca no apagar das luzes (e se deu bem). Tentando entrar na briga por playoff no Leste desesperadamente, o time da capital mandou o lesionado piovô Emeka Okafor e uma escolha protegida no Draft de 2014 para o Phoenix Suns, que mandou o ala-armador Shannon Brown, o armador Kendall Marshall e o pivô Marcin Gortat (foto à esquerda). Ficou de bom tamanho para todos os envolvidos.

Pro Suns, o projeto é de reconstrução mesmo. Tal qual acontece com o Sixers, que já cogita colocar Nerlens Noel para se recuperar nesta temporada inteira, o Phoenix vai precisar remodelar seu elenco a partir do próximo Draft. Jeff Hornacek, seu técnico novato, vai perder muito com este elenco – e ninguém poderá dizer que não é o que a franquia não quer.

Já o Washington entra de vez na briga por uma das vagas do Leste. O time da capital já possuía um quinteto titular de respeito com John Wall, Bradley Beal, Trevor Ariza, Jan Vesely e Nenê, e agora fica ainda mais forte no banco de reservas e principalmente no garrafão.

Gortat deve tomar a vaga de Vesely, trazendo Nenê para a posição quatro, formando com o brasileiro uma das melhores duplas de pivôs da NBA (altos, fortes e com boa técnica). Shannon Brown, caso não seja dispensado (pode ser que isso aconteça hoje mesmo para aliviar a já estourada folha salarial do Wizards), é experiente, atlético e pode ajudar na rotação, Marshall pode crescer muito com Wall e Eric Maynor (até então o armador reserva) e os novatos Otto Porter e Glen Rice Jr. têm potencial para evoluir.

Aqui no Rio de Janeiro a expectativa de todos do Washington era fazer com que o time brigasse pela oitava e última vaga. Com a chegada do experiente e bom Marcin Gortat os Wizards podem transformar o sonho de voltar a pós-temporada depois de cinco anos em algo real. Desde 2008 o time não vai ao mata-mata, e desde 2005 o time não ganha uma série de playoff.

Chegou a hora para Nenê e companhia começarem a mudar a cara da franquia? O que acham?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.