Topo

Bala na Cesta

Fab Melo é dispensado do Memphis, e seu futuro é incerto

Fábio Balassiano

31/08/2013 13h17

No dia 16 de agosto escrevi aqui sobre Fab Melo, pivô brasileiro que havia sido trocado de Boston para Memphis, em uma tentativa dos Celtics de limpar ainda mais a sua folha salarial. Pois muito bem. Fab nem sequer vestirá o uniforme dos Grizzlies na pré-temporada da NBA. De acordo com Adrian Wojnarowski, jornalista fera do Yahoo, o jogador foi dispensado pela franquia nesta sexta-feira por não fazer parte dos planos de John Hollinger, manda-chuva do time.

Aliás, antes de continuar no post, uma observação. O Brasil, que poderia ter quase dois times completos na próxima temporada da NBA, tem, agora, apenas Anderson Varejão, Tiago Splitter, Vitor Faverani e Nenê confirmados. Lucas e Raulzinho só no próximo ano. Leandrinho, Scott Machado e agora Fab Melo procuram alucinadamente um lugar ao sol ainda para o campeonato que começa em novembro.

A questão agora é tentar entender qual o futuro de Fab Melo no basquete profissional. Dono de fundamentos ainda em formação aos 23 anos, alguns ainda acreditam que ele será contratado por uma franquia da NBA para esta temporada devido a sua boa defesa e tempo para rebotes e tocos. Outros, que sua vida na NBA terminou depois dos 36 minutos que atuou pelos Celtics. Eu, sinceramente, não sei dizer exatamente qual o melhor caminho. Talvez, e pode ser que tampouco dê certo, abrir mão dos Estados Unidos, tal qual disse a respeito de Scott Machado, seja uma boa opção – não financeira, obviamente, mas justamente para lapidar suas habilidades, algo que lá, com a necessidade do produto pronto e do rendimento alto, provavelmente não aconteça.

Fab claramente nunca esteve pronto para jogar no altíssimo nível (físico, técnico e de intensidade até) da NBA. Quem sabe retornar ao Brasil, para uma, duas temporadas no NBB com algum técnico que desenvolva seu jogo seja uma boa solução. O principal, agora, é recuperar sua confiança, que deve estar baixa, e ter senso crítico para notar que seu jogo precisa de ajustes (muitos ajustes). Não é nada de outro planeta, já aconteceu com outros jogadores e seguirá acontecendo, mas é bom Fab Melo ter consciência que suas ações erradas nos tempos de faculdade (Jim Boeheim, técnico de Syracuse, avisou…) estão sendo colhidas justamente agora. Ainda dá tempo de se recuperar, e ter cabeça fria pra tomar a melhor e mais difícil decisão de sua carreira será fundamental.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.