Topo

Bala na Cesta

Fluminense fica fora do Carioca e aumenta chance de tampouco jogar o NBB

Fábio Balassiano

12/08/2013 11h25

No primeiro dia de outubro do ano passado escrevi aqui sobre o Campeonato Carioca de Basquete de 2012, que àquela altura tinha quatro times, sendo um amador (o Riachuelo), e outro com orçamento diminuto (o Botafogo), além de Flamengo e Tijuca, que disputariam o NBB da temporada passada. Pois muito bem.

A tendência que se apresentava para este ano era animadora por causa da entrada de Macaé no cenário nacional (ganhou, em quadra, a chance de jogar o NBB), de Flamengo e Tijuca mesmo, da ainda tímida volta de Campos e também com a chegada do Fluminense, que não conseguiu sua entrada no NBB pelos meios esportivos mas foi agraciado pela Liga Nacional com um convite, algo que, como disse o Coordenador Marcelo Bunte (foto à esquerda), não foi ilegal (embora eu siga discordando, sempre bom lembrar).

Mas nem tudo são flores, e neste fim de semana a Federação de Basquete do Rio de Janeiro, que está longe de fazer um trabalho razoável, divulgou a tabela do campeonato que começará em 20 de setembro. E começará com apenas quatro times: Flamengo, Macaé, Tijuca (os três do NBB, aparentemente) e Campos. O Fluminense, como se vê, nem no Estadual se inscreveu e aumentou ainda mais o volume sobre os rumores de que tampouco jogará o NBB devido a falta de garantias financeiras para montar um time bacana para a competição.

Nenhum reforço chegou a ser contratado, alguns jogadores que disputaram a Super Copa Brasil já saíram (caso do argentino Juan Torres, que foi pra Macaé) e na sexta-feira, através de sua página oficial no Facebook, o técnico Walter Roese (foto à direita), que havia sido contratado pelo Fluminense para ser o comandante do time no NBB, informou que não seria mais o treinador da equipe: "Comuniquei ao diretor de basquete do Fluminense que já não sou mais candidato ao cargo de treinador da equipe principal. Após seis longas semanas de angústia, não deu mais para continuar esperando. Desejo a todos os envolvidos com a equipe boa sorte e muito sucesso. A vida continua e sempre haverá bons desafios nos aguardando".

Ou seja: a situação para o Fluminense está longe de ser confortável, e a definição sobre jogar ou não o NBB deve sair até amanhã, quando o Conselho da Liga Nacional se reunirá para anunciar os clubes da próxima edição e a tabela para o NBB6.

Farei comentários mais profundos sobre o tema quando tudo se confirmar nesta terça-feira, mas obviamente é uma saia-justa tripla – pra Federação do Rio, que vê seu campeonato ficar esvaziado mais uma vez, pra Liga Nacional de Basquete, que acreditou no PPT de um projeto que está cada vez mais difícil acreditar que saia (embora o clube ainda tente salvá-lo nesta segunda-feira), e para o Fluminense, que não se classificou em quadra, tentou entrar no NBB com uma apresentação teoricamente bonitinha mas que na prática não tem tido sucesso pra conseguir patrocinadores (releiam aqui a entrevista de Sergio Domenici, gerente-executivo da LNB, a respeito do tema.

Saia-justa tripla, não?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.