Topo

Bala na Cesta

Zanon mantém renovação e convoca 3 revelações da Sub-19 pra treinos em São Carlos

Fábio Balassiano

08/08/2013 01h26

Está saindo melhor que encomenda o processo de renovação que o técnico Zanon está implementando na seleção feminina (falei mais sobre isso aqui). Depois de deixar de lado as veteranas em sua primeira convocação para o Sul-Americano (vencido no último domingo na Argentina), o treinador fez ontem a sua segunda lista para a seleção feminina adulta. E foi muitíssimo bem de novo.

Para a semana de treinos (de 9 a 15 de agosto) que acontecerá em São Carlos visando o Super 4 (participarão, além do Brasil, Argentina, Canadá e Porto Rico), Zanon manteve a base jovem que foi ao Sul-Americano, trouxe Izabela Andrade (ela se recuperou de lesão) e foi buscar três revelações que tiveram ótimo desempenho no Mundial Sub-19 que terminou recentemente na Lituânia pra completar o grupo de 16 jogadoras (média de 22,1 anos e 1,80m). As convocadas são:

– Sassá (na foto à esquerda), jogadora de Santo André de 18 anos, teve desempenho incrível no começo do Mundial, deu uma caída depois mas terminou a competição com respeitáveis 11,1 pontos, 7,1 rebotes e 2,1 assistências. Ala-pivô voluntariosa de origem, Sassá "abriu" um pouco devido a sua altura (no site da FIBA ela tem 1,80m; no da CBB, 1,85m), ganhou alguns golpes no ataque, melhorou seu arremesso (38,5% nas bolas de três pontos) e consegue usar bem seu tamanho contra jogadoras mais baixas. Tem incrível futuro.

– Maria Carolina, pivô de Americana de 18 anos e 1,90m, oscilou bastante no Mundial da Lituânia, terminou com 8,8 pontos e 6,8 rebotes e mostrou boa evolução em físico e fundamentos. Zanon já a conhece de Americana, seu antigo clube, onde chegou a lançá-la em um jogo da categoria adulta. É talentosa e pode evoluir muito com o treinador.

– Isabela Ramona (foto à direita), de 1,79m, 19 anos e agora jogadora de São José (entrevista com ela mais tarde no blog), é uma das mais talentosas jogadoras da sua geração. Foi cestinha do Mundial Sub-19 com 18,2 pontos, e ainda teve os respeitáveis 6,2 rebotes e 3,8 assistências na competição, além de 44,8% nos arremessos. Tem bom porte físico, e é bem corajosa atuando (foi assim que jogou pela Mangueira, clube que o formou, na LBF de dois anos atrás e na última edição também por Guarulhos). É a maior aposta desta fornada, sem dúvida alguma.

Esta é a segunda convocação de Zanon, e eu só posso elogiar o treinador e a filosofia que tem sido bancada pela Confederação (só senti falta de Izabella Sangalli, ótima ala de Americana e também da seleção Sub-19). A renovação era necessária (mas é bom saber que haverá derrotas, e é preciso paciência para ver maior evolução das meninas – principalmente em fundamentos), e eu só espero que continue assim.

Para a Copa América, que acontece entre 21 e 28 de setembro na Cidade do México, certamente devem estar algumas veteranas (a competição vale vaga pro Mundial de 2014 e não dá pra arriscar tanto assim), mas o planejamento de Zanon é bom não só pra seleção, mas principalmente para o basquete brasileiro, que vê um número maior de atletas a disposição, abrindo o mercado e os olhos dos dirigentes, que ainda vivem no lugar-comum das mesmíssimas jogadoras de quase uma década.

Sorte pra elas – e pra Zanon também.

 

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.