Topo

Bala na Cesta

Com quatro brasileiros, Draft da NBA mais imprevisível dos últimos anos acontece esta noite

Fábio Balassiano

27/06/2013 11h20

Até hoje, 11 brasileiros passaram pela NBA. Na noite deste 27 de junho de 2013, há a possibilidade de outros quatro entrarem neste seleto grupo que atuou na melhor liga de basquete deste planeta.

Hoje à noite (20h de Brasília, sem transmissão de TV) no ginásio do Brooklyn Nets será realizado o Draft  mais imprevisível dos últimos anos (e com muitos, muitos rumores, como sempre). Pelo que li ontem, o Cleveland Cavs, que depois desmentiu a notícia, chegou até mesmo (pasmem!) a querer trocar o seu primeiro pick para o New Orleans (e isso não é lá muito normal). Jogadores cotadíssimos perderam espaço (caso de Shabazz Muhammad, por exemplo) e outros têm subido muito nas projeções. Vamos aos brasileiros.

Lucas Bebê -> Parece líquida e certa a escolha de Lucas Bebê na primeira rodada do Draft. O pivô foi bem no Estudiantes, seu clube na Espanha, ótimo nos treinamentos antes do Draft e impressionou a todas pela sua evolução de dois anos pra cá. Ficou mais forte, ganhou técnica e está muito mais ágil. Deve ficar entre as escolhas 10-20.

Raulzinho -> Raulzinho é bom de bola, foi muito bem nos treinamentos em Treviso, Itália, e fez duas boas temporadas na Espanha (onde seu time acabou rebaixado esta temporada, aliás). Muita gente aposta que ele será escolhido na segunda rodada, com a franquia da NBA deixando o armador, ex-Minas, na Europa para seguir evoluindo. Sinceramente não consigo prever nada em termos de posição, mas acho que ele será, sim, escolhido.

Augusto Lima -> Está aí uma incógnita. Augusto Lima está sempre, sempre, sempre entre os jovens mais cotados do mundo em qualquer lista do Draft, mas perto da hora da seleção seu nome acaba perdendo força. Jogam contra ele o fato de sua temporada em Málaga não ter sido boa e sua evolução ter sido tímida de tempos pra cá. Considero Augusto um ótimo jogador, com uma técnica ótima, e talvez ele seja uma aposta pro final da segunda rodada do Draft.

Alexandre Paranhos -> Sobre Alexandre Paranhos, não tenho ideia do que pode acontecer. De jogador mediano no time da LDB (Sub-21) do Flamengo e pouco utilizado no time adulto, o ala-pivô apadrinhado dos irmãos Barbosa (Leandrinho e Artur) parece ter despertado interesse das franquias devido ao seu potencial físico e sua boa técnica para um jogador de sua posição. Seria leviano de minha parte apostar ou traçar qualquer linha sobre o que acontecerá com ele logo mais. Eu diria, meses atrás, que ele não seria escolhido. Mas como está tudo tão maluco para logo mais e aparentemente seus treinamentos com os times foram bons, há chance de ele ser selecionado, sim.

E você, acha que quais brasileiros serão escolhidos logo mais? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.