Topo

Bala na Cesta

Com 2-2 na decisão do Leste, Miami e Indiana lutam por vantagem hoje

Fábio Balassiano

30/05/2013 01h31

A partir das 21h30 desta quinta-feira (o Space exibe na TV e a Espn, na rádio) acontece o jogo 5 da final do Leste entre Miami Heat e Indiana Pacers na Flórida. Para surpresa da maioria, a série está 2-2 e quem ganhar hoje fica muito perto de enfrentar o San Antonio Spurs na decisão da NBA.

Independente do que aconteça, confesso minha surpresa e alegria ao ver que o Indiana conseguiu deixar um duelo que não parecia ser tão equilibrado em um confronto que vai no mínimo ao jogo 6. Mérito total de Frank Vogel, o técnico que ordenou que o jogo do time "migrasse" do perímetro para o garrafão sem medo de errar (e o técnico que deu mole pra caramba no jogo 1, bom lembrar), de Roy Hibbert (o pivô tem feito estrago na defesa do Miami em todo o duelo) e de Lance Stephenson (ele fez 20 pontos no jogo 5, mas seu principal mérito é na defesa – o cara marca demais, vale a pena prestar atenção). Pra vocês verem como o time do Indiana é bom pacas, não citei David West, Paul George e George Hill, trinca valiosa do Pacers, que tem dado uma aula de como explorar as fragilidades do adversário (principalmente nos rebotes e no jogo de garrafão).

Do outro lado está o Miami, que obviamente não deve estar tão assustado assim quanto a maioria das pessoas, mas cuja preocupação com o rival deve ter subido de nível sem dúvida alguma (o time levou 14-3 nos últimos 5 minutos do jogo passado). Não sei se isso serve de parâmetro, mas se o Heat já está tendo problemas com West-Hibbert, prevejo tempos difíceis em uma eventual de NBA contra Duncan-Splitter. Haslem + Bosh não têm conseguido levar vantagem alguma na defesa, e o jogo só fica parelho quando Chris Andersen aparece pra marcar. Bosh, pra vocês terem uma idéia, tem apenas 16 rebotes em TODA série.

O que será que acontecerá logo mais na Flórida? Vencedores do jogo 5 em uma série melhor de 7 empatada em 2-2 vencem o duelo em 85% das vezes. E hoje, quem leva vantagem? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.