Topo

Bala na Cesta

Em tarde inspirada de Paulão Prestes, Brasília empata a série com o São José no NBB

Fábio Balassiano

01/05/2013 22h59

Por Jackson Alves, direto de Brasília (DF)

Menos de 48 horas depois do jogo 1, Brasília e São José voltaram a se enfrentar pelos playoffs do NBB 5 nesta quarta-feira na capital federal. O time do Vale da Paraíba chegou com a moral em alta após a virada imposta no segundo tempo do primeiro jogo desta série. Já o time candango adotou o discurso de jogo de recuperação. No final, Brasília venceu por 100-79, empatando a série em 1 a 1. Na próxima sexta-feira, às 21h, com transmissão do canal Sportv, os dois times voltam a se enfrentar no Nilson Nelson pelo terceiro jogo das quartas-de-final. Paulão Prestes (na foto ao lado de Nezinho) teve 16 pontos, 11 rebotes e 32 de eficiência, sendo o maior destaque do jogo.

O jogo começou equilibrado, com as duas equipes cometendo alguns erros básicos até a metade do primeiro quarto, quando a equipe da casa tomou as rédeas da partida e chegou a abrir 10 pontos. A partir de então o que se viu foi Brasília abrindo e administrando essa vantagem até o fim do segundo quarto, quando a vantagem chegou a ser de 23 pontos. Ao final dos 20 primeiros minutos, o time de José Carlos Vidal vencia por 53-30.

Na volta do intervalo a equipe de São José equilibrou a partida, estando mais atenta na defesa, mas a vantagem construída no primeiro tempo foi o suficiente para a equipe de Brasília administrar a partida. Regis, técnico do time visitante, chegou até a poupar alguns titulares durante boa parte do terceiro quarto. No último quarto a vantagem foi administrada, apesar de um início de quarto onde a equipe de São José veio para um tudo ou nada, mas após reclamações excessivas Fulvio e Regis levaram faltas técnicas e foram excluídos da partida e dificultaram a reação.

O cestinha da partida foi Nezinho com 25 pontos. Pelo lado do São José, o maior pontuador foi Dedé, que terminou o jogo com 18 pontos. Paulão, o grande destaque do jogo, anotando um duplo-duplo (16 pontos e 14 rebotes), comentou que "jogar em Brasília, ao lado da torcida é sempre uma grande vantagem e espera casa cheia sexta-feira", o atleta comentou ainda que, "a equipe voltou no segundo tempo para administrar, tanto é que a diferença caiu de 23 para 21 pontos".

Para Vidal, "jogar no Nilson Nelson é bom pois a equipe está mais acostumada a jogar em ginásios assim que os visitantes", assim como Paulão, "ele espera casa cheia sexta pois a equipe de São José é forte, basta lembrar que eles eliminaram o flamengo na temporada passada". O técnico comentou ainda sobre a importância da vitória, "O técnico José Carlos Vidal também comentou o jogo. "Ainda temos algum pontos a ajustar para a próxima partida, mas o time jogou muito bem e conseguimos o nosso objetivo que era a vitória, pois se perdêssemos hoje ficaríamos numa situação muito delicada".

Para Murilo, pivô do time visitante, "quando a equipe está bem na defesa, ela joga bem no ataque e, assim como na partida em São José não jogamos bem o primeiro tempo, mas ao menos em casa conseguimos virar, e aqui não deu, mas está 1 a 1 e temos que pensar no jogo de sexta". O atleta comentou ainda sobre a arbitragem "é um jogo de playoff e fica feio essa quantidade de faltas técnicas, mas estamos fazendo o jogo que Brasília faz, que é falar bastante, e nossa equipe também, só quero que apitem o jogo".

O jogo foi bastante truncado, decidido muito na parte física e pouco na técnica, o que favorece o estilo de jogo do time candango. O excesso de faltas prejudicou a equipe de São José, que já tinha vários atletas com 3  faltas ao fim do segundo quarto. O Brasília entrou muito mais ligado no jogo, já o time visitante achei meio displicente desde o primeiro quarto, quando boa parte da vantagem foi construída. A arbitragem foi bem até o último quarto, quando começou a aparecer um pouco mais que os jogadores e errou na marcação de uma falta, o que provou a eliminação do Fulvio, seguida de duas faltas técnicas e a expulsão de Régis Marrelli, o técnico. Agora é esperar a próxima batalha sexta-feira.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.