Topo

Bala na Cesta

Escolhida pelo Minnesota ano passado, Damiris confirma: 'Não irei para a WNBA neste ano'

Fábio Balassiano

29/04/2013 15h30

Escolhida no Draft do ano passado pelo Minnesota Lynx (décima-segunda posição), da WNBA, a ala-pivô Damiris Dantas do Amaral decidiu que ainda não é a hora de fazer o salto para a liga de basquete norte-americana. Ainda definindo em qual clube jogará a próxima temporada, a jogadora de 20 anos e 1,90m conversou com o blog e disse que esperará mais um ano antes de partir para os Estados Unidos.

– Foi uma decisão que tomei com meus agentes de ficar mais um ano no Brasil. Não irei para a WNBA este ano. Quero me desenvolver muito, evoluir mesmo, antes de jogar lá. É meu sonho, mas para realizá-lo da maneira mais apropriada eu preciso estar bem preparada. Estou apostando na minha melhora pessoal antes de jogar pelo Minnesota. Faz parte do meu planejamento de carreira mesmo – afirmou a ala em contato telefônico com o blog na tarde de ontem.

Deste canto, só posso aplaudir a decisão da jovem atleta. O Minnesota é o atual vice-campeão da WNBA (foi campeão dois anos atrás) e tem um dos melhores elencos do país. Chegar na liga norte-americana apenas para dizer um "ah, olha, fui lá jogar" não faz muito sentido. Deve ser uma experiência fascinante, mas Damiris sabe que pode ir além. Ela é talentosa, habilidosa e só precisa de ajustes em seu jogo (desde que surgiu no Mundial Sub-19 de 2011 pouca coisa melhorou). Apenas como registro: em 2011/2012, jogando pelo Celta, da Espanha, ela teve 13,1 pontos, sete rebotes e 38,7% nos tiros de quadra. Na LBF, pelo Maranhão Basquete, ela saiu-se com 12,4 pontos, 8,7 rebotes e 50,5% nos arremessos.

Nesta temporada (independente de com que técnico ela jogará) a aposta dela faz todo sentido, e a palavra (usando uma que ela falou pra mim) 'evolução' deve mesmo estar na ordem do dia. Sorte a ela nesta decisiva etapa de sua carreira, e que seu desenvolvimento seja visto tanto em clube quanto em seleção.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.