Topo

Bala na Cesta

Louisville supera lesão assustadora, bate Duke e vai ao Final Four da NCAA - veja lance!

Fábio Balassiano

31/03/2013 22h58

Foi um dos jogos mais emocionantes que eu vi nos últimos tempos. Não pelos chutes decisivos nos segundos finais, não, mas sim por tudo o que aconteceu no Elite 8 do jogo entre Lousiville e Duke válido pelo March Madness do torneio Universitário nacional americano neste domingo em Indianápolis.

Para começar a história, um dos cestinhas do time de Louisville, Russ Smith, estava com febre mas decidiu atuar. O armador titular, o espevitado Peyton Siva (não SiLva), estava com inflamação na garganta e tomou remédios para entrar em quadra. E do outro lado estava a poderosa Duke, de Coach K e de Mason Plumlee, uma das feras do torneio deste ano.

Para piorar as coisas, Kevin Ware (na foto à direita sendo amparado por Luke Hancock), reserva que tinha 17 minutos por jogo nesta temporada, foi tentar impedir um arremesso do rival Tyler Thornton (que depois que viu o lance ficou chocado), de Duke, saltou e na queda fraturou a perna. Sim, fraturou a perna (veja o vídeo abaixo – mas, por favor, se tiver um pingo de medo NÃO clique porque as imagens são assustadoras) e teve que ser retirado imediatamente da quadra para iniciar seus tratamentos.

O relógio marcava 06:33 por jogar ainda na primeira etapa, Louisville vencia por 21-20 mas a tristeza pela lesão do companheiro tomou conta dos jogadores. O técnico Rick Pitino, experiente toda vida, tentou impedir que os atletas olhassem a cena, rezou no meio da quadra, mas ali eu enviei mensagens a amigos dizendo: "Difícil retornar pro segundo tempo com força pra vencer".

E aí o que aconteceu, depois de terminar com 35-32 Louisville a primeira etapa? Os comandados de Rick Pitino (foto à esquerda) fizeram incríveis 50-31, venceram Duke por 85-63 (Russ, aquele da febre, teve 18 pontos e Siva, aquele da inflamação na garganta, outros 16), se classificaram ao Final Four pela segunda vez consecutiva (apenas para esclarecimento do tamanho de Pitino no basquete universitário norte-americano: ele é o único técnico a levar três faculdades distintas ao Final Four – Kentucky, com quem foi campeão em 1996, Providence e Louisville) e vestiram camisas com o nome de Ware no final em homenagem ao companheiro.

No final, quando perguntado sobre o que de fato havia sido fundamental para seus atletas vencerem o duelo depois de uma lesão tão assustadora quanto a de Ware, Pitino foi claro: "Esta vitória é totalmente para Kevin Ware. Ele é de Atlanta, onde jogaremos o Final Four, e chegamos ao vestiário no intervalo sem saber o que dizer uns aos outros. Lá no fundo, vimos Ware com 15cm de osso saindo de sua perna gritando 'Ganhem este jogo, ganhem este jogo'. O cara estava com a perna fraturada e gritava para que ganhássemos a partida. Nunca vi isso em minha vida, mas não podíamos desapontá-lo de forma alguma", disse.

No Final Four, Louisville mede forças com a Cinderela do torneio, Wichita State, que passou pela favorita Ohio State. Na outra semifinal, Michigan, que volta ao Final Four depois do Fab 5 (leia mais aqui), enfrenta Syracuse.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.