Topo

Bala na Cesta

Paulistano derrota São José e se mantém na cola do rival na tabela de classificação do NBB5

Fábio Balassiano

10/03/2013 16h00

Por Bruno Mesquita, direto de São Paulo (SP)

O Paulistano derrotou o São José por 80-68 no Antônio Prado Júnior na tarde deste sábado num jogo que, apesar da diferença no placar, foi muito disputado e "pegado" até o final. O resultado deixou as duas equipes ainda mais próximas na tabela. O São José agora tem uma campanha de 16-11 e continua na 7º colocação, enquanto o Paulistano segue em 8° (15-11), só que agora em condições de igualar a campanha do seu rival pois tem um jogo a menos.

O início do jogo foi ruim, lento, cheio de erros e de baixo aproveitamento nos arremessos, resultando num primeiro quarto muito fraco (o baixo placar de 13 a 10 para os visitantes diz muita coisa). No segundo período as equipes voltaram mais dispostas. Ofensivamente, o Paulistano foi aos poucos deixando de afunilar o jogo só no garrafão como vinha fazendo e descobriu em Elinho uma grande arma para jogar nos contra-ataques. A defesa viveu em contradição porque ao mesmo tempo em que roubava muitas bolas e pressionava, oferecia também muitos rebotes ofensivos para a equipe joseense, que só foi para os vestiários com um ponto a frente (31-30) devido à incapacidade de definir melhor os arremessos.

Elinho explicou essa situação no intervalo: "Só tomamos 30 pontos de São José nesse primeiro tempo por conta de uma boa defesa, mas também oferecemos muitos rebotes de ataque a eles, dando muitos pontos em segundas chances". Pelo lado dos visitantes, Murilo também falou sobre o que era necessário melhorar: "Precisamos parar de individualizar o jogo, pois no um contra um a gente não se deu bem, quando trabalhamos a bola, chutamos livres. Precisamos caprichar mais também nessas bolas (os chutes)".

O terceiro quarto foi decisivo para a vitória do Paulistano, que passou a dominar completamente a partida, contestou todos os arremessos de São José e fez um trabalho perfeito e equilibrado na rotação de ataque (não por acaso fez 31 a 15 nesses dez minutos). No período final o São José voltou disposto a reagir, cortando a diferença que chegou a ser de 14 pontos pela metade a poucos minutos do fim, fazendo transições diretas e pressão quadra inteira. O Paulistano por sua vez manteve-se calmo e pontuou nos momentos decisivos para garantir a vitória.

O ala Alex (cestinha da partida com 26 pontos) destacou a mudança de postura da equipe: "Fizemos um jogo atípico quinta diante de Mogi, que veio muito mais focado que a gente. Hoje jogamos contra uma grande equipe, mas viemos para ganhar o jogo, determinados a ganhar de qualquer forma, tanto no físico quanto na técnica".

Discussões
Após a partida, os ânimos continuaram quentes, e isso já era de se prever, já que houve dois princípios de confusão. O primeiro foi antes do intervalo, quando Fúlvio se estranhou com Muñoz após receber falta dura. A última foi nos momentos finais quando Murilo e Alex chegaram a ficar alguns segundo cara a cara e tiveram que ser separados por seus companheiros. Já a caminho dos vestiários, Fúlvio e Dedé reclamaram muito de alguma atitude desrespeitosa por parte dos adversários. Ninguém quis comentar o ocorrido. Régis Marrelli contemporizou a situação: "São coisas do jogo, o Fúlvio ia segurar a bola, o Gustavinho (técnico do Paulistano) mandou pressionar e ele ficou bravo. Enfim, faz parte do jogo, aconteceu".

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.