Topo

Bala na Cesta

Em casa, Pinheiros reage com bela atuação e vitória incontestável contra Mogi das Cruzes

Fábio Balassiano

10/03/2013 13h00

Por Bruno Mesquita, direto de São Paulo (SP)

Se sobrou algum sentimento na equipe Pinheirense vindo da derrota sofrida no confronto direto diante de São José, na última quinta, isso foi descontado na partida de ontem. E a vítima foi Mogi das Cruzes, que pouco pôde fazer. Os donos da casa venceram por inapeláveis 118-82, e além de se recuperar no NBB (divide o 4° com Bauru com campanha de 17-9) e agora viajam com moral para jogar mais uma fase da Liga das Américas na semana que vem (contra Flamengo, Lanus-ARG e Mavort-EQU). Com a derrota, o Mogi se manteve fora da zona dos playoffs (13° lugar / 10-17).

"Conseguimos dominar os rebotes e jogar no contra-ataque, que nos proporciona atacar em vantagem numérica e pontuar mais facilmente. Todo o time está se empenhado nisso, e essa foi a diferença do jogo", disse Rafael Mineiro.

O Pinheiros se impôs desde o começo, e com muita disposição mostrou todo seu poderio ofensivo já no primeiro quarto, no qual venceu por 28 a 16, e já deu uma prévia do que ainda estava por vir. No segundo período, nada se alterou. O Pinheiros continuou dominante, pontuando em quase todas as jogadas, principalmente nos contra-ataques, enquanto Mogi não conseguia encaixar sua marcação, além de cometer diversos erros no ataque. Por isso foi para o intervalo em enorme desvantagem (53-32).

Nos primeiros minutos após o intervalo, Mogi tentou aplicar uma marcação mais agressiva, mas não durou muito tempo, não funcionou. Pinheiros girou muito bem a bola  e no fim da rotação sempre encontrou o chute livre. O momento que mais chamou a atenção no período foi uma falta pesada que o Shamell recebeu numa tentativa de arremesso de três. Saiu e não voltou mais, porém, pelo que ele mesmo me disse, só foi um choque, nada que preocupe. No último quarto, já com a situação definida, o técnico Cláudio Mortari pôde girar o seu elenco em quadra. Os reservas mantiveram o bom nível, e como é uma bela oportunidade de mostrar serviço, não deixaram o ritmo cair.

Ao final da partida, Babby lamentou a derrota: "No começo perdemos um pouco do foco devido às decisões da arbitragem, que nos atrapalhou um pouco no primeiro e segundo quarto, mas isso não justifica nossos erros. O time do Pinheiros é de alto nível em todas as posições e está de parabéns. Por estarem em casa, conseguiram impor o jogo rápido no primeiro tempo e depois só administraram".

Pelo lado vencedor, questionado se o jogo contra Mogi amenizaria a derrota para São José, Shamell foi enfático: "Acho (que a vitória) vem para apagar um monte de derrotas que sofremos na temporada. Precisávamos de uma vitória assim para dar moral e confiança. Temos um trabalho muito duro agora entre NBB e Liga das Américas. Foi bom ver todo mundo mais feliz, além de ver os meninos poderem entrar na partida para ganhar mais experiência".

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.