Topo

Bala na Cesta

Jogando bem novamente, Miami mostra que está mais pronto do que nunca pra defender o título

Fábio Balassiano

26/02/2013 00h45

Tá fácil torcer para o Miami Heat nesta temporada. É o atual campeão da NBA, tem o melhor jogador de basquete da atualidade e, sem forçar muito, possui a segunda melhor campanha da liga (40-14). Ao que parece, porém, a turma da Flórida decidiu a ligar a máquina de vez. Venceu as últimas 11 por diferença média de 12,8 pontos, somou 106,3 pontos por noite e teve incríveis 52% de aproveitamento nos tiros de quadra nesta série de vitórias.

(Este post é dedicado ao leitor Augusto Valfogo, que pediu um texto sobre o Miami Heat. Se o time da Flórida perder hoje, a culpa, portanto, é dele – e não minha)

A receita é a de sempre, mas não custa lembrar: bola em LeBron James, e estamos conversados. O sistema ofensivo do Miami, sabemos, não é um primor, e conta cada vez mais com a visão de jogo genial de LBF. Em fevereiro, o melhor jogador da atualidade (alguém ainda duvida disso? Não, né…) teve simplesmente 28,8 pontos, 7,4 rebotes, 7,2 assistências e anormais 64,4% nos tiros de quadra nos quase 38 minutos em que esteve em quadra.

Mas não é só isso, evidentemente. Dwyane Wade voltou a chutar muitíssimo bem (51,2% em fevereiro e 22,7 pontos em 35 minutos), o time erra cada vez menos (13,3, quarto melhor índice) a média de posses de bola por partida está quase igual a da temporada passada (100 em 2012-2013 contra 103 em 2011-2012), Ray Allen está cada vez mais confortável para os corner-shots (ele tem incríveis 56,7% naqueles arremessos nas extremidades da quadra) e a defesa que levou o Miami ao título contra o Oklahoma parece realmente pronta para os playoffs.

Foram apenas 93,5 pontos nos últimos 11 jogos, a ótima média de apenas 23 pontos sofridos no quarto período durante toda a temporada e mais de 15,4 desperdícios forçados no campeonato (com mais de cinco nos 12 minutos derradeiros), prova que a marcação consegue apertar o rival no momento mais delicado do jogo.

Por mais que o Oklahoma City Thunder esteja tentando se reforçar para um possível confronto em uma eventual final de NBA (com Derek Fisher e Ronnie Brewer), está cada vez mais impossível pensar que alguma franquia consiga bater os caras no mata-mata que começa em menos de dois meses. O time é forte, está jogando muitíssimo bem, conta com LeBron James em estado de graça e a defesa, antiga arma da equipe, voltou a ser a defesa do Miami Heat.

Concorda comigo? Alguém tem chance de bater o Miami em uma série de sete jogos de playoff na NBA? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.