Topo

Bala na Cesta

Público enche ginásio, mas Maranhão Basquete estreia na LBF com derrota para o Sport-PE

Fábio Balassiano

27/01/2013 22h24

Por Rodrigo Garcia, direto de São Luís (MA)

Diante do ginásio Castelinho abarrotado de gente (cerca de seis mil pessoas), o Maranhão Basquete foi superado na sua estreia da Liga de Basquete Feminino pela equipe pernambucana do Sport por 69-56 neste domingo pela manhã.

O público ludovicense, aliás, é um capítulo a parte. Sem dúvida nenhuma vai ser um grande trunfo durante a competição. A torcida deveria ganhar o prêmio solidariedade, porque a Ilha de São Luís nesse período pré-carnavalesco respira festa em todos os cantos e becos. E encarar o jogo às nove da manhã num domingo de sol e com concorrência de outros entretenimentos não é fácil. A cada ponto marcado pelo Maranhão Basquete, a galera ia a loucura, principalmente quando da local Iziane. Os ensandecidos torcedores apoiaram o time do começo ao fim e, embora frustrados com a derrota, a festa foi grande.

O confronto começou com o Maranhão cometendo muitos erros. Sem ritmo, o que comprometeu consideravelmente os arremessos, o time maranhense até tentava, fazia algumas jogadas, mas não traduzia em pontos. Muito afoito no ataque, com Kelly se atrapalhando no garrafão e com Iziane (foto à direita) não conseguindo converter os arremessos, o Sport ficou à vontade em quadra.

Com a ótima pivô Érica (17 pontos e 7 rebotes) sobrando no garrafão e Iziane fortemente marcada, o Sport venceu o primeiro quarto por 19-11. Os erros persistiram no segundo quarto, para desespero em quadra do manager Antônio Carlos Barbosa, fazendo com que as pernambucanas triunfassem com a contagem 36-23 no final da primeira etapa. A essa altura a americana Alex Montgomery, do rubro-negro pernambucano, já contabilizava 11 pontos. Durante o primeiro tempo a tônica foi a mesma: forte marcação pernambucana versus a frágil e confusa defesa maranhense.

No segundo tempo o jogo ficou mais equilibrado. O Maranhão Basquete estava mais bem postado em quadra, mais organizado na defesa e mais efetivo no ataque. Iziane (14 pontos e cinco rebotes) voltou mais calibrada, convertendo nove pontos, mas não foi suficiente para evitar a derrota também no terceiro quarto (19-16 pro Sport e 16 pontos de frente). Há que se destacar também a habilidosa Damiris, que foi muito bem durante toda a partida, pegando 12 rebotes e terminando com 16 pontos.

No último quarto o Sport soube aproveitar bem a vantagem construída no primeiro tempo e apesar do time maranhense ter voltado mais atento, a vitória já estava garantida. O placar final apontou inapeláveis 69–56. No time do Sport, que mandou no jogo desde o início, o destaque fica para Érika (foto à esquerda). Cestinha do jogo com 17 pontos, é impressionante como ela é raçuda e disposta dentro de quadra.

Ao final do jogo, perguntei a Iziane se ela atribuía a derrota ao nervosismo comum que todos sentem na estreia e, ela disse : "O time não estava nervoso, pelo menos eu não senti isso. O que aconteceu foi que nós pecamos bastante na defesa e deixamos o time delas bem solto em quadra. A falta de ritmo também atrapalhou muito o nosso desempenho", afirmou.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.