Topo

Bala na Cesta

Sem ser pacheco, mas um artigo necessário: por Anderson Varejão no All-Star Game da NBA

Fábio Balassiano

28/11/2012 01h20

Não sou daqueles que curte aquelas campanhas pra colocar um jogador do país no All-Star Game da NBA – tipo aquela da China com Yao Ming. Tampouco curto as práticas pachecas que a gente cansa de ver por aí.

Dito isso, vamos lá: não há a menor dúvida em afirmar que Anderson Varejão merece ir ao All Star Game desta temporada da NBA. Seus números, os melhores em seus nove anos no melhor basquete do mundo, falam por si, e merecem ser colocados aqui como prova de maturidade e consolidação de um jogador que era apenas conhecido por sua (ótima e invejável) defesa.

Em 35,7 minutos por jogo (escrevo antes do duelo contra o Phoenix, na noite de ontem) são 51% de acerto nos arremessos de quadra, 77,8% nos lances-livres, 14,1 pontos, 14,7 rebotes (líder da liga), nove duplos-duplos (o quarto melhor – são cinco seguidos, e todos com 15 ou mais rebotes!), 26 de eficiência (o terceiro, atrás apenas de Kevin Durant e LeBron James, dois craques!), 3,2 assistências (o triplo de sua média na carreira) e 1,54 roubos (o número 23 do campeonato). É ou não é um espetáculo absurdo?

É bem verdade que seu time, o Cleveland Cavs, não ajuda em nada com a campanha de apenas três vitórias em apenas 14 partidas (selando, assim, praticamente a sua eliminação do campeonato antes mesmo de viar o ano), mas se a seleção dos All-Star da liga tem a ver com desempenho técnico, não há motivo algum, cabível, para que ele não participe da festa com LeBron James, Kobe, Durant, Chris Paul etc.

O cara foi elogiado por LeBron James (na foto à direita), por Zach Randolph (seu adversário de segunda-feira disse que o brasileiro parece um louco nos rebotes) e Byron Scott, seu técnico. Não faz sentido algum diminuirmos, por aqui, seus feitos. Ele é uma estrela da melhor liga de basquete do mundo e merece ser valorizado como tal. Contrato longo e bom ele já tem. Só falta usar a camisa do Leste no jogo que acontecerá no dia 17 de fevereiro de 2013 em Houston, no Texas.

Alguma dúvida de que Anderson merece estar no All-Star? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.