Topo

Bala na Cesta

Anderson Varejão beira triplo-duplo, bate recorde de rebotes e começa bem a temporada no Cavs

Fábio Balassiano

31/10/2012 00h02

No primeiro quarto do primeiro jogo da temporada da NBA, Anderson Varejão deu um susto em todo mundo. Caiu de mau jeito, saiu de quadra e colocou gelo no cotovelo. Poderia ser uma noite trágica, mas o cabeludo do Clevelans Cavs não quis nem saber.

Ele voltou para a quadra e saiu-se com nove pontos, nove assistências, dois tocos e anormais, incríveis, surrais 23 rebotes (recorde de sua carreira), sendo 12 ofensivos (também melhor marca). Seu time, no final das contas, acabou vencendo o Washington Wizards, de Nenê, que não atuou, por 94-84 com 17 pontos do estreante Dion Waiters e 29 da fera Kyrie Irving. Isso tudo, é bom lembrar, depois de o ala-pivô brasileiro ter ficado o final da temporada passada fora por lesão, hein! Ah, o último jogador do Cleveland a apanhar 23 rebotes em um jogo foi Brad Daugherty, em 1991.

É óbvio que não se espera de Anderson essa anormalidade de rebotes (os Wizards, todos, tiveram 39 – só ele, 23), mas a liderança do brasileiro (oito anos da NBA), o mais experiente do grupo ao lado de Luke Walton (sim, ele ainda joga – teve 12 minutos ontem), será fundamental para o Cleveland, cujo elenco tem média de idade menor que 25 anos (no time titular há dois calouros e um jogador de segundo ano, só pra se ter uma noção).

Além disso, espera-se que Varejão consiga ter sequência de jogos. Nos últimos dois anos, foram lesões que atrapalharam a evolução que parecia, e era mesmo, nítida (no campeonato passado ele foi cogitado para o Jogo das Estrelas, se lembram?). Caso consiga crescer os 10,8 pontos e 11,5 rebotes por partida da temporada 2011-2012, seu papel já terá sido bem executado nos Cavs. Caso consiga, além disso, ajudar a molecada a chegar próximo (ou entrar) nos playoffs, ainda mais.

Anderson é querido em Cleveland (é o jogador mais antigo da franquia em atividade) e tem tudo para se beneficiar com isso. Não ganhará título, mas terá o respeito e a admiração de uma torcida. Isso não é pouco, e ter começado com 23 rebotes a temporada deve ter sido ótimo sinal.

Que ele assim continue!

990784d42267
990784d42267

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.