Topo

Bala na Cesta

Raio-X do Basquete Feminino: 'vítimas', jogadoras poderiam tentar mudar o panorama

Fábio Balassiano

26/08/2012 12h36

Em uma de suas raras e boas entrevistas, Larri Passos, técnico de Gustavo Kuerten nos melhores momentos do tenista, disse o seguinte sobre as revelações que surgiam na modalidade: "É a geração MIC. Mulher, Internet, Celular. Se não colocar o esporte como prioridade, não chega a lugar algum". Engraçado, foi na frase dele que pensei quando pensei no tópico jogadoras no Raio-X do basquete feminino que está rolando aqui no blog há uma semana.

Não dá pra generalizar, eu sei, e a tal geração MIC do Larri poderia ser descrita como, sei lá eu, PSIC (Pagode, Shopping, Internet e Celular) no basquete feminino brasileiro. O que sinto, de verdade, é que a grande maioria está muito tranquila com a situação que vive a modalidade, com os últimos (catastróficos) resultados, com as péssimas condições de trabalho a que são submetidas.

Para se ter uma ideia, em 2008 eu falei com uma das meninas que participaram da vexatória campanha na Olimpíada de Pequim e ela me voltou com um "não dá nada, acontece". Engoli seco, mas quando vi uma foto de atleta (colocada em rede social pública) em uma loja de calçados com um rosto feliz um dia depois da eliminação nos Jogos de Londres eu me choquei. De todo modo, não surpreende. É só ver a LBF pra notar que temos atletas absurdamente foras do peso (Kelly, de Ourinhos e medalhista olímpica, é o melhor exemplo – na foto, comendo uma medalha), fundamentos terríveis e pouquíssimo comprometimento com o crescimento não dos seus respectivos times, mas da modalidade como um todo.

Mas isso, claro, é muito pouco, é reducionista demais. As jogadoras que ainda resistem ou começam no basquete são muito mais vítimas dos fatores anteriormente citados aqui (clubes, LBF, técnicos e principalmente a Confederação Brasileira) do que qualquer outra coisa, e acho que o momento triste da modalidade também deveria ensinar muita coisa. Ensinar pra mudar, não simplesmente ensinar pra dizer 'ah, que bom, aprendemos com a derrota'. Não é admissível que uma seleção nacional treine 30 dias antes de uma competição mundial, não é admissível que .

E o que as jogadoras brasileiras fazem? Nada, absolutamente nada para modificar a situação. Enquanto não pensarem quer são as grandes responsáveis pelo basquete feminino (elas têm muita força, é só acreditar nisso), a situação não mudará. Caberia a elas exigir, sim, melhores condições de trabalho, campeonatos mais organizados, mais longos e um mínimo de respeito por parte dos dirigentes. Caberia a elas, também, mostrar em quadra um pouco mais de auto-respeito, cuidando de seus físicos e diminuindo erros que apenas com treinamento (sozinhas, que fosse) acabariam.

No final das contas, a situação para as jogadoras é bem simples. O basquete feminino sempre foi ignorado por aqui – mesmo quando foi campeão do mundo e duas vezes medalhista olímpico. Continuará sendo por causa dos resultados internacionais e da passividade das atletas. É só elas, atletas, escolherem um caminho: o do conformismo com a situação ou o da indignação para a mudança.

Atualmente elas se encontram, infelizmente, no primeiro estágio.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.