Topo

Bala na Cesta

Eterno ídolo, Wlamir Marques completa hoje 75 anos - deixe sua mensagem!

Fábio Balassiano

16/07/2012 11h31

Exatamente hoje, dia 16 de julho, o futebol brasileiro lembra 62 anos da perda da Copa de 50. Nesta mesma data, em 1954, uma das maiores estrelas do basquete brasileiro fez, com 17 anos, seu primeiro treino com a camisa da seleção nacional.

Foi também num 16 de julho, em 1937, que nasceu um dos maiores jogadores da modalidade. Wlamir Marques (também conhecido como Diabo Loiro), que comemora o 75° aniversário ao lado da família em São Paulo nesta segunda-feira, não nasceu numa data comum. Tampouco foi um jogador dentro dos padrões aceitáveis.

Com 1,85m e uma velocidade assustadora para o que se via em território brazuca no começo da década de 50, Wlamir começou a despontar no time de sua cidade natal, São Vicente. Logo foi levado para Piracicaba, onde jogou pelo XV, antes de se transferir para o Corinthians. Foi pela seleção, porém, que, ao lado de uma geração fantástica ("sempre foi muito fácil jogar ao lado de Amaury, Rosa Branca, Ubiratan, Sucar, Paulista…", ele vive me repetindo), ganhou um apelido de Alemãozinho do lendário técnico Kanela, além de inúmeras medalhas.

Cestinha nos dois mundiais vencidos pela seleção brasileira (em 1959, no Chile, com 14.9 pontos, e em 1963, no Rio de Janeiro, com 18) e vice-campeão outras duas vezes, Wlamir ainda obteve um quarto lugar, um sexto (sua pior colocação pela seleção, em 1956, na Austrália) e dois bronzes em Olimpíadas (Roma-60, e Tóquio-64).

Wlamir é um mito do basquete brasileiro e mundial, e merece os parabéns pelo seu aniversário. Carinhoso, atencioso (a cada vez que converso longamente com ele ao telefone aprendo horrores!) e emotivo, o Alemãozinho completa  75 primaveras no mesmo ano que a seleção masculina volta às Olimpíadas.

Ele merece tudo de bom. Parabéns, Wlamir!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.