Topo

Bala na Cesta

Com surra e Adrianinha em quadra, seleção feminina volta da Austrália com três derrotas

Fábio Balassiano

29/06/2012 00h25

Não poderia terminar de forma pior a excursão da seleção feminina a Austrália. Contra as donas da casa, o time de Luiz Cláudio Tarallo teve a volta da experiente armadora Adrianinha, fez um primeiro período razoável (18-21), mas depois a superioriade australiana apareceu de forma avassaladora. O resultado final de 102-58 não deixa dúvidas e coloca um sinal de alerta no time que estreia nas Olimpíadas em menos de 40 dias. Foram três derrotas contra um time forte, é verdade, mas perder por 44 pontos é absurdamente desanimador.

Não há muito o que se comentar sobre a partida desta quinta-feira. A Austrália anotou 28 pontos no garrafão (23 com a ótima Liz Cambage – na foto -, que não errou nenhum de seus oito arremessos), teve 13 em segundas oportunidades de arremesso (foram 15 rebotes ofensivos) e viu o Brasil chutar 32% de quadra (Iziane e Karla combinaram para 8/27 nos arremessos e 2/10 nos chutes de três).

De verdade não quero entrar, agora, nas preparações das seleções de base porque voltarei ao tema posteriormente (a Sub17 feminina foi convocada e não terá 45 dias completos de preparação para um Mundial e a Sub18 foi chamada para a Copa América – alguém me explica por que o time, que tem 14 das 16 listadas atuando em São Paulo irá treinar em Uberlândia?) e muito menos fazer análises precipitadas sobre o time feminino adulto cujo ponto alto será as Olimpíadas neste ano, mas eu espero, sinceramente, que tudo isso esteja sendo visto e pensado (embora desconfie, claro) pela Confederação Brasileira para uma mudança radical no rumo das coisas por aqui.

O Brasil levou 44 da Austrália na cabeça a menos de 40 dias das Olimpíadas, uma seleção de base vai treinar menos de dois meses para um Mundial e não há movimento algum sendo feito nas divisões de base para revitalizar o basquete feminino do país.

Vamos pagar pra ver em Londres, no Rio em 2016, em 2020 e em 2024?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.