Topo

Bala na Cesta

Pós-eliminação, qual será o futuro do Los Angeles Lakers na NBA?

Fábio Balassiano

29/05/2012 15h49

Muita gente me perguntou no Twitter a minha opinião sobre a eliminação do Los Angeles Lakers. Em primeiro lugar, foi esperada (e quando dei o palpite aqui que seria uma surra, muita gente me criticou, lembram?). O Oklahoma tem mais tudo: time, elenco, técnico, potencial atlético, tudo. Mas a situação do Lakers é muito maior do que "perdemos para um timaço e vamos nessa".

Kobe Bryant, aos 33 anos, pode não ser mais aquele gênio todo (é evidente que a idade chega e seus últimos dois playoffs, chutando 44,6% e 43,9%, suas piores médias em oito anos, mostram isso), mas é inegável que o cara ainda pode decidir para os Lakers. O maior erro da franquia, no entanto, está na montagem de elenco que cerca o camisa 24 com pouco talento (principalmente no banco, o pior da liga com 20,5 pontos por noite) e muitas lacunas.

Muita gente critica Mike Brown, que, de fato, é um treinador realmente muito fraco (e um treinador fraco sem pré-temporada no primeiro ano fica ainda mais fraco, é bom dizer isso também), mas quem merece as vaias mesmo é Mitch Kupchak, GM que foi incapaz de trazer as peças importantes para LA (lembrando: o cara perdeu chutadores importantes, Lamar Odom e não fez nada).

As deficiências do Lakers são tão claras, mas tão claras que chega a dar tristeza ao notarmos que Mitch não fez nada para preencher as lacunas de seu elenco. Os angelinos foram um dos piores times em tiros de três pontos na NBA (32,2% de longe). Riam, mas com Sasha Vujacic as dobras na marcação a Kobe faziam muito menos sentido porque o Sr. Sharapova matava de fora (lembrar da final contra o Boston, por favor).

Outro problema. A marcação nos picks é ridícula desde que Phil Jackson por lá estava. Lamar Odom conseguia corrigir um pouco isso por conta de sua mobilidade e facilidade para marcar armadores. Sem ele, o mundo de Gasol/Bynum caiu. Culpa deles? Claro que não.

Além disso, e como cansei de dizer aqui, o banco de reservas do Lakers é uma porcaria. Olhe para o do Spurs e você verá Jackson, Splitter, Neal, Green, o diabo. Em Los Angeles? Hill, Blake, Barnes e Josh McRoberts. Muita diferença, não?

Kobe Bryant já disse que não pretende sair do Lakers para conseguir o seu sexto anel de campeão. É legal isso, mas quem conhece o ala sabe que ele não terá muita paciência para ficar sendo surrado em playoffs como tem acontecido (1-8 nas duas semi do Oeste recentes). Cercá-lo com jogadores realmente bons é a missão do Los Angeles Lakers. E vamos combinar que nem é tão difícil assim. Há boas opções na NBA e no garimpo europeu. Os Spurs estão aí e não me deixam mentir.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.