Topo

Bala na Cesta

Em desvantagem, Oklahoma faz o jogo mais importante do ano contra os Spurs nesta noite

Fábio Balassiano

29/05/2012 01h36

O nome deste cidadão da foto é Emanuel David Ginóbili, e no domingo passado ele só não fez chover porque o teto do ginásio de San Antonio estava fechado. Manu fez 26 pontos em uma atuação magnífica (que craque, minha gente!) para comandar os Spurs em uma importante vitória por 101-98 após fazer 39-27 no último período. Os texanos chegaram a 19 vitórias seguidas, nove nos playoffs e aumentaram ainda mais o respeito que toda a NBA tem por eles justamente por saber reverter uma situação difícil com uma tranquilidade assustadora.

Resumindo, aconteceu mais ou menos isso aqui: o Oklahoma jogou muito bem, teve o controle da peleja quase que totalmente, defendeu muito bem os picks de Tony Parker com Tim Duncan, teve a chance de fazer 1-0 na série e perdeu (foi bem parecido com os Lakers, que perdiam por 1-0, e não conseguiram vencer o jogo 2 antes de desandarem no duelo contra o OKC). Por isso fica a pergunta: como reagirão os comandados de Scott Brooks para a partida desta noite (22h, com transmissão do Space)?

É óbvio que ajustes táticos precisarão ser feitos (Manu não pode ter tanta liberdade assim para chutar e nem para ilfiltrar, por exemplo), mas acho que o trabalho de Brooks nas últimas horas foi mental, psicológico mesmo. Mostrar que o jogo 1 é passado, aprendizado, é a chave para seguir vivo na final do Oeste. Voltar para Oklahoma com 0-2 é praticamente dizer adeus ao sonho de chegar às finais da NBA, e creio que os Thunder também pensem assim (apenas 14 vezes houve uma virada desta maneira, ou em menos de 5% dos casos, para ser mais exato).

O que será que acontece nesta noite na decisão do Oeste? Comentem na caixinha!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.