Topo

Bala na Cesta

Minha análise sobre a convocação de Magnano para as Olimpíadas de Londres

Fábio Balassiano

17/05/2012 12h51

Como você vê aqui no post abaixo, a caixinha de comentários está bombando por causa da convocação de Rubén Magnano para as Olimpíadas de Londres. Vamos ao que penso sobre a lista de 13 nomes:

1) Muita gente está perguntando sobre Rafael Hettsheimeir. Ele está lesionado, deve operar o quanto antes, mas acho que Magnano fez bem ao convocá-lo e não descartá-lo de cara. A operação acontece, e caso o pivô não consiga mesmo se recuperar, a dispensa oficial estará automaticamente feita. Quanto a isso, nenhum problema.

2) Nenê e Leandrinho foram bem convocado por Magnano. Vão os melhores, e sabendo que há comando na seleção. Quem não cumprir a cartilha do treinador, cai fora. Simples assim. É justo.

3) Sobre a seleção em si, já havia dito aqui que eram 11 nomes certos, mas com a provável saída de Rafael Hettsheimeir são dez, né. Huertas, Larry, Marcelinho, Alex, Giovannoni, Marquinhos, Leandrinho, Nenê, Tiago e Varejão estão garantidos. O restante da galera briga por vaga.

4) Alguns jogadores serão puxados da seleção que está no Sul-Americano (Murilo, Nezinho, Rafael Luz, Augusto etc. – aqui a lista completa).

5) Achei bacana a atitude de Magnano ao convocar o contestado Caio Torres. É um prêmio a quem esteve no Pré-Olímpico, e seria muito ruim ver nomes que nem em Mar del Plata estavam figurar na lista – e ele, não. Ponto pro Magnano aqui também.

6) Gostei, também, de ver os nomes de Ricardo Fischer (São José) e Ronald (Brasília) para treinar com o grupo. São jovens de muito futuro. Magnano acertou nessa também (como se vê, quase tudo foi acerto!)

7) Não que mude em muita coisa, pois, como disse acima, jã são dez nomes garantidos, só restando duas vagas para Londres, mas de verdade eu não entendo os critérios em relação a alguns nomes que ficaram de fora da lista de 34 nomes de Gustavo de Conti e Magnano. Para a dupla, Elinho, Luiz Felipe Lemes, Alex (Paulistano), Rafael Mineiro e Marcus Vinicius têm mais condições de ir a Londres que Olivinha e Fulvio, por exemplo. Não que mude em muita coisa (insisto nisso), mas na cabeça da dupla, Fulvio, melhor armador do NBB, e Olivinha, titular de Rafael Mineiro no Pinheiros, não estão entre os 35, 40 melhores jogadores do Brasil (e não coloco os jovens Gui Deodato, Fab Melo e Scott Machado no barco, pois, obviamente, são situações diferentes). Sinistro, não? Que critério foi utilizado ao analisar isso?

Basicamente é isso. Gostei da convocação, o grupo está praticamente definido (dez vagas certas, duas a definir) e agora é se preparar bem para as Olimpíadas. O Brasil chegará forte com Magnano no comando (há, sim, chance de medalha!) e com um garrafão fortíssimo (será tema de post por aqui em breve).

Concordam comigo?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.