Topo

Bala na Cesta

Ecos de 6ª-feira: vitórias de Joinville e S. José no NBB, e revés do Brasília na Liga das Américas

Fábio Balassiano

28/04/2012 16h15

Ontem teve jogo bacana no basquete, né. Quatro partidas excelentes. Vamos lá:

– Em casa, Joinville fez 96-80 (29-13 no primeiro período) no Pinheiros e abriu 1-0 na série de quartas-de-final do NBB. Ainda tem muita água para passar no confronto, mas é impossível não elogiar o trabalho de José Neto, de quem, vocês sabem, eu não morro de amores. Mas é preciso ser justo. Seu elenco é limitado, seu trabalho não tem um ano e o time está jogando um basquete bem bacana. Destaques de ontem para Kojo (foto), que teve incríveis 23 pontos, dez assistências, oito rebotes e ótimos 36 de eficiência (acho esse jogador fantástico!), Bishop (23+7), Tiagão (13+8) e Shilton (15+10). O jogo 2, fundamental, é terça-feira, em São Paulo.

– Também pelo NBB, Franca abriu o Pedrocão, recebeu São José, mas não conseguiu a vitória. Perdeu o primeiro tempo por 20 pontos, tentou recuperar, mas perdeu por 92-77 para um rival que teve cinco jogadores com 11 ou mais pontos e um aproveitamento de 46% dos três pontos (12/27). São José agora volta para casa, e com o apoio de sua torcida pode varrer um importante rival (terá duas partidas em seu ginásio). Próximo jogo será na terça-feira também.

– Pela Liga das Américas, ontem comentei as duas partidas que abriram os trabalhos no quadrangular final no Foxsports. No jogo de fundo, o Pioneros, do México, deu uma aula, aplicou uma surra no Formosa e venceu por 88-70. Aula do técnico espanhol Pep Claros, de verdade. Foi bonito ver a defesa dos mexicanos, a postura consciente no ataque e como os argentinos não conseguiram reagir. Surpreendente e incontestável.

Agora, o que não foi bonito de ver foi Brasília. O time começou bem, abriu oito pontos, fechou o primeiro quarto na liderança e só foi ver o rival acordar no meio do terceiro período. Mas quando Julio Lamas despertou o Obras e os brasilienses não conseguiram entender, ler, fazer o jogo que devia ser feito (Nezinho teve uma atuação terrível, pra esquecer). Os brasileiros caíram no vício de chutar tresloucadamente de três (no segundo tempo foram 16 tentativas e apenas quatro acertos), "pagaram" para Osimani arremessar (e ele assim o fez, acertou três seguidas e virou o jogo para os argentinos) e foram totalmente envolvidos pela marcação do Obras, que fez 45-34 na etapa final, 73-63 no placar geral e venceu a partida.

Aqui vai um dado interessante: contra times argentinos, Brasília perdeu três vezes na temporada e venceu duas diante do Obras ontem e na Liga Sul-Americana por 73-51, e contra o Formosa na Liga das Américas por 93-71 – vencendo o Atenas, na disputa do terceiro lugar na Sul-Americana por 76-74, e o Quimsa, na primeira fase da Liga das Américas).

Mas nada está perdido, e a luta do bicampeonato continua.  Hoje tem mais. Brasília x Pioneros às 20h. Obras x Formosa às 22h. Comento as duas partidas no Foxsports. Aguardo você. Para Brasília, vencer e torcer pelo Formosa é o melhor negócio.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.