Topo

Bala na Cesta

Nas últimas 3 rodadas, Minas, Liga Sorocabana e Tijuca lutam por 2 vagas nos playoffs do NBB

Fábio Balassiano

29/03/2012 00h30

Tem sequência hoje a antepenúltima rodada da fase regular do NBB4 (ontem, na abertura, o Uberlândia foi a Vila Velha e bateu os donos da casa, que venceram apenas uma vez na competição, por 73-71).

E embora muita coisa esteja em jogo, como a liderança, as quatro primeiras colocações (uma folga a mais) e os donos do mando de quadra, vale muito para Minas, Liga Sorocabana e Tijuca, que disputam as duas últimas vagas nos playoffs (na verdade, Limeira ainda pode ser alcançada, mas é muito difícil). Vamos lá avaliar o que cada um dos três vai precisar passar para chegar aos playoffs.

MINAS – Com 9-16, o Minas tem disparada a pior tabela entre os três candidatos. Jogará fora contra a própria Liga Sorocabana, Brasília e Bauru. Ou seja: não terá moleza e precisará de, no mínimo, uma vitória no confronto direto diante dos sorocabanos para atuar diante de dois favoritos ao título com mais tranquilidade. Para um elenco jovem, é uma prova de fogo e tanto. Aqui as datas: Liga Sorocabana (31/3), Brasília (6/4) e Bauru (8/4).

LIGA SOROCABANA – Também com 9-16, o time de Rinaldo Rodrigues e Kenny Dawkins (ambos na foto) tem os mesmos adversários que o Minas, mas com mando de quadra invertido. Jogará todas em casa diante de uma torcida inflamada contra Brasília, Minas e Bauru, e precisa vencer duas para dormir com a vaga. Para isso, precisará esquecer as últimas três atuações (derrotas para Paulistano, Pinheiros e Franca) e lembrar da última vitória (foi contra Limeira, em 3 de março). Aqui as datas: Brasília (29/3), Minas (31/3) e Bauru (6/4).

TIJUCA – Com 8-17, o Tijuca também joga três vezes seguidas em casa para decidir a sua sorte. Hoje contra Araraquara no bizarro horário das 16h de um dia útil, no sábado contra Limeira e no dia 5 de abril contra o Flamengo. Para não depender de ninguém, o time de Miguel Ângelo da Luz precisa vencer as três. Aqui as datas: Araraquara (29/3), Limeira (31/3) e Flamengo (5/4).

Desde já deixo minha insatisfação com a tabela, que deixa clubes jogando três vezes em casa ou fora no final da temporada regular – isso não é saudável – e jogos finais em datas tão diferentes. Na boa, é inadmissível que Liga Sorocabana e Minas façam jogos tão decisivos com um time diretamente envolvido na disputa já tendo realizado todas as suas partidas (além disso, é horrível que o clube de Belo Horizonte ainda tenha um jogo no dia 8 de abril, quando dois dos outros concorrentes já terão encerrado suas participações). De verdade é uma lástima isso.

Dos três, quem será que fica de fora? Comente na caixinha!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.