Topo

Bala na Cesta

Em São José, Patricia reencontra boa forma e mostra bom basquete na LBF

Fábio Balassiano

30/01/2012 11h30

No sábado, o Sportv mostrou a vitória de São José por 71-55 contra São Caetano. Não foi um jogo bonito, mas, com exceção do terceiro período, deu para ver coisas boas, sim. Alessandra terminou com novo duplo-duplo (12+10), Eliane alcançou a maior marca da LBF em rebotes nesta temporada (19) e as joseenses viram mais uma boa partida da ala Patricia Teixeira (foto). Ela teve 27 pontos (9/19 nos chutes), sete rebotes, seis roubos e 32 de eficiência (quinta melhor marca da competição).

Nada mal para quem começou a carreira com muito destaque no circuito de base, mas sem desempenhar bom papel nos campeonatos adultos. Patricia foi bem no Mundial Sub19 de 2007, na Eslováquia, com a média de 8,9 pontos, mas nunca encontrou ritmo e tempo de quadra em São Caetano (12,2 minutos e 4,1 pontos no último nacional pela equipe do ABC, em 2009). Precisou mudar de ares para reencontrar seu basquete.

Foi a cestinha de São José na campanha que deu o título do Paulista A2 para a equipe na temporada, mas começou hesitante e disputando posição com a não menos promissora Tatiane na ala da equipe. Com a contusão de Tati, porém, os minutos subiram, a titularidade voltou e o desempenho cresceu. Já são três jogos seguidos com dígitos duplos em pontos (17, 19 e os 27 de sábado) e as boas médias de 13,5 pontos, 43,8% nos arremessos de dois pontos e 3,4 roubos (a segunda melhor da competição) em 29,1 minutos por jogo.

É óbvio que o jogo de Patricia, de 21 anos, ainda precisa ser lapidado (seu percentual nos tiros de três não passa de 30,8% e sua defesa no mano-a-mano ainda é ruim), bem como sua forma física (ela é muito magriça!), mas foi muito bom ver que aquela promessa que parecia não se concretizar ainda pode vingar como uma grande jogadora para o país. Que ela siga evoluindo.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.