Topo

Bala na Cesta

Com problemas escolares, Fab Melo desfalca Syracuse pelo terceiro jogo seguido

Fábio Balassiano

30/01/2012 15h00

"Ele está trabalhando para resolver seus problemas. Esperamos que ele consiga solucionar tudo na próxima semana, porque sentimos muito a falta dele na quadra – principalmente nos rebotes". A declaração é de Jim Boeheim, técnico da Universidade de Syracuse, falando sobre a situação do brasileiro Fab Melo, pivô e responsável maior pela ótima defesa do time neste começo de temporada.

E o problema de Fab, ou Fabricio para os brasileiros, é bem simples: ele não tem ido às aulas, e suas notas despencaram nos últimos meses. E sem estudar você não entra em quadra na NCAA (embora os famosos "bóias" segurem muito a onda das estrelas que pouco estudam). E é o que vem acontecendo com o brasileiro, que desfalcou a sua equipe por três jogos até então (no primeiro sem ele a invencibilidade de 20 partidas caiu) e tem feito aulas extras para tentar recuperar o tempo perdido.

Sem querer colocar água no feijão, mas é bom lembrar que Fab também já enfrentou problemas com a polícia nos Estados Unidos, acusado que foi de agredir sua então namorada de faculdade. A história esfriou, mas o pivô recebeu uma chamada de Syracuse e de Boeheim.

Deste canto, eu só espero que Fab aproveite a chance que está tendo. Ele joga em uma das maiores universidades dos Estados Unidos, para um dos melhores técnicos do mundo e é considerado peça fundamental no esquema de uma faculdade que pode ir muito, muito longe nesta temporada da NCAA. Sentar na cadeira e estudar um pouco não fará mal a alguém que evoluiu tanto em quadra de um ano para o outro e cujo desempenho tem sido elogiado por todos no país.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.