Topo

Bala na Cesta

Pós-locaute, fica a questão: como estará o veterano Derek Fisher para a NBA?

Fábio Balassiano

29/11/2011 11h43

A temporada da NBA está prestes a começar (a não ser que nada de absurdo aconteça na assinatura do novo acordo trabalhista, claro), e o calendário está praticamente pronto: serão 48 jogos entre os times de conferência, 18 contra os da outra (ou seja, nem todos os times passarão por todas as cidades) e, em alguns casos, absurdos três jogos em três dias seguidos.

Quem sofre mais? Os veteranos, claro. Quem sofre muito, muito mais? Derek Fisher, armador de 37 anos do Los Angeles Lakers e principal porta-voz dos jogadores nas intermináveis reuniões com David Stern durante o locaute.

Cinco vezes campeão da liga, Fisher está, obviamente, em uma fase de declínio em sua carreira (e nem poderia ser diferente, claro). São duas temporadas caindo em pontos, minutos e assistências, e sem o descanso necessário durante as férias a tendência é que a situação piore. Com mais de 150 dias de locaute, é muito óbvio que o armador não teve de treinar, se preparar e nem tampouco trocar ideias com seu novo treinador (Mike Brown). Se isso não fosse o bastante, nem mesmo contar com o reserva os Lakers podem. Steve Blake, mesmo novo, é pouco confiável e possui um arremesso terrível (quatro pontos de média em 2010-2011).

Quem é torcedor do Los Angeles Lakers sabe que Fisher teve participação fundamental nos cinco títulos mais recentes da franquia, e reclamar com ele chega a ser até cruel (o cara é muito ídolo na cidade). Amigo íntimo de Kobe Bryant, líder da equipe e responsável por chutes decisivos nos playoffs, ele virou um símbolo da retomada angelina no final da última década e no fim desta também. Meu único medo é que tudo isso fique de lado devido a um possível (provável?) desempenho ruim na temporada 2011-2012.

Para piorar, a estreia deve ser no Natal contra Derrick Rose (Chicago Bulls), o atual MVP da NBA e dono de uma velocidade absurda. O corpo já não ajuda. Meu medo é que a mente também.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.