Topo

Bala na Cesta

Com o fim do locaute, qual será o futuro de Nenê na NBA?

Fábio Balassiano

28/11/2011 00h34

Parece mesmo que o locaute está perto do fim na NBA. Os proprietários e os atletas ainda precisam votar, mas ao que parece o acordo deve mesmo acontecer nas próximas horas. Agora, então, é se preparar para o que está por vir: pré-temporada, jogos no Natal e… negociações envolvendo os agentes-livres. É nesta situação que, por exemplo, o brasileiro Nenê (foto) está.

Com a opção feita em junho de testar o mercado de agentes-livres (ele poderia ficar em Denver até o fim de 2011-2012), Nenê acabou "atrapalhado" pelo locaute, e terá poucos dias para decidir o seu futuro. De acordo com os sites norte-americanos, as negociações começarão entre os dias 5 e 9 de dezembro, sendo que a abertura dos treinamentos das franquias seria no dia 9. Ou seja: pode ser que a temporada comece e o pivô ainda esteja buscando equipe. Por isso enviei um e-mail para Aylton Tesch, (gentil) agente do pivô para saber qual será a estratégia adotada:

"Pelos e-mails que tenho recebido, o mercado para agentes-livres começará no dia 5 de dezembro, mas te adianto que as informações ainda estão um pouco desencontradas. Assim que a NBA liberar os contatos nós iniciaremos os trabalhos para o Nenê. Os agentes que conseguirem interpretar o novo CBA mais rápido sairão na frente! Nós estamos em alerta a partir de agora", disse Aylton por email.

Pelo que conversei com amigos e jornalistas dos EUA, uma boa saída para Nenê não perder tempo e ritmo e evitar problemas de adaptação em uma nova equipe seria renovar com o Denver por uma temporada mais para, após esta temporada, procurar um contrato longo. O lado ruim disso tudo é que ele vem de uma campanha fabulosa com os Nuggets (14,6 pontos, 7,6 rebotes e 61,5% nos chutes), e fechar uma negociação boa agora seria melhor em termos financeiros e esportivos  (principalmente porque ninguém sabe como será este campeonato com menos jogos e com os atletas sem a devida preparação).

Vale lembrar que Nenê será um dos jogadores mais cobiçados mais cobiçados nessa janela de negociações, e times como o poderoso Miami Heat já demonstraram interesse em seu basquete. O tempo, porém, parece ser o maior inimigo do brasileiro antes dessa temporada maluca que deve mesmo começar no Natal.

Qual será o destino de Nenê na NBA? A caixinha está aberta para o debate!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.