Topo

Bala na Cesta

Morro acima, Pinheiros vence e se aproxima da final

Fábio Balassiano

29/10/2011 13h22

Quando você olha o elenco do Pinheiros, dificilmente vai se empolgar com o número 8 na escalação. Não marca tantos pontos, não aparece muito e nem de longe tem o carisma de Shammel, Olivinha e Marquinhos. Mas foi muito por causa dele, Morro, que o Pinheiros venceu Limeira bem ontem à noite por 94-75, abrindo 2-0 na semifinal do Paulista.

Morro foi soberbo nesta sexta-feira: 18 pontos (foi o cestinha da equipe), quatro rebotes e incrível na defesa. Há quase cinco temporadas no clube paulista, é ele o responsável por dar um pouco de equilíbrio defensivo a um time que tem no ataque a sua principal força (Renato, Paulinho, Marquinho, Shammel, Mineiro – todos pontuam muito).

Não acho, de verdade, que ele seja um jogador de seleção e nem que seja do primeiro escalão do mercado interno, mas o basquete brasileiro precisa olhar com um pouco mais de carinho para os que fazem o "trabalho sujo" de defender com correção. Morro é um destes heróis invísiveis que quase sempre saem de quadra sem sequer um tapinha nas costas.

O pior é que ontem ele deve ter recebido vários, mas por causa conta de seus pontos – e não por conta de sua sublime defesa em Rodgers, por exemplo.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.