Topo

Bala na Cesta

A chance derradeira

Fábio Balassiano

16/07/2011 11h30

Pode não parecer, até porque o site da Confederação Brasileira inacreditavelmente não fala nada a respeito (desde o dia 24 de junho não há informação da equipe), mas hoje começa o Sul-Americano Sub-17 para a seleção brasileira. Em Cúcuta (Colômbia), a equipe de Demétrius estreia contra o Paraguai neste sábado (às 19h de Brasília será a partida) em busca de uma das três vagas na Copa América Sub-18 em 2012.

Mas não é só isso. Demétrius e seus jogadores buscam o que nenhuma outra seleção masculina conseguiu em 2011: vencer a Argentina nas divisões de base em partidas oficiais. Em três jogos, três dolorosas derrotas: a primeira na decisão do Sul-Americano Sub-15 por 77-70, a segunda na Copa América Sub-16 de Cancún, no México (o revés por 85-77 tirou do Brasil a chance de disputar o Mundial em 2012), e a última no Mundial Sub-19 (o triunfo platino por 71-69 eliminou os brasileiros da competição). Para completar, a própria seleção Sub-17 perdeu um amistoso para os grandes rivais por 66-61 na fase de preparação.

Faltam informações (nem o elenco completo foi divulgado pelo site da CBB – uma lástima!), mas o time conta com bons valores: destaque para a dupla de armadores formada por Arthur Pecos e Deryk, e os jovens Lucas Silva (13,8 pontos e 10,2 rebotes na Copa América Sub-16) e Luiz Felipe Ricci (10,6 pontos e quatro assistências na mesma competição). Que Demétrius e os jovens tenham sorte e primeiramente conquistem a vaga. Se conseguirem derrubar a hegemonia dos hermanos em 2011, ainda melhor.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.