Questão de confiança
Passei boa parte da noite conversando com gente que entende e gosta de basquete e lendo as matérias sobre o imbróglio Leandrinho/CBB (gostei, especialmente, do texto do Rodrigo, da análise do Thiago Rocha e da esplêndida entrevista do Lance com o jogador ontem). Ninguém é santo e ninguém está completamente certo. Acho que até aí todo mundo concorda, né?
Agora, o mais importante nisso tudo para mim é a confiança (ou a falta dela) que a Confederação Brasileira possui – seja ela com torcedores, jogadores ou imprensa especializada. A verdade é que ninguém acredita em quase nada do que vem da entidade, e isso é absolutamente terrível para a modalidade. São 15 anos de desmandos e atrocidades do comando máximo da instituição – e o pior é que não há limite para que "micos" continuem acontecendo. E quando credibilidade e transparência não caminham juntos o resultado costuma ser trágico.
Mas isso não é tudo. Pior do que a realidade é a percepção de que o produto basquete brasileiro é sempre mal administrado, gerenciado e que sempre por trás de alguma ação há alguma coisa errada. E aí entra muito da área de comunicação/marketing da entidade, que deveria prezar pela imagem da companhia e tentar mudar a imagem que a "comunidade" do basquete faz da CBB (e há inúmeros cases de sucesso de empresas que conseguiram se reposicionar após situações delicadíssimas).
Duvido, sinceramente, que o departamento liderado por José Carlos Brunoro tenha feito algum tracking de marca nos últimos anos para saber em que estágio anda o pensamento sobre quem consome/consumia basquete no país (que está ruim todo mundo sabe, mas a questão é saber quão ruim está e o que fazer para mudar isso). E se a área de comunicação/marketing não cuida da imagem ou do posicionamento da empresa, ninguém mais cuidará.
Mudar a cara do basquete passa muito pela confiança que os consumidores têm pela entidade que administra a modalidade no país. Confiança que hoje a Confederação Brasileira de Basquete não tem de ninguém.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.