Topo

Bala na Cesta

Portland contrata Carmelo Anthony na provável última chance do tricampeão olímpico na NBA

Fábio Balassiano

15/11/2019 07h42

Sem entrar em uma quadra de basquete para uma partida oficial da NBA desde 8 de novembro de 2018, o ala Carmelo Anthony, de 35 anos, aparentemente recebeu a sua última chance de atuar como atleta profissional na melhor liga do planeta. De acordo com informações do Woj, da ESPN gringa, o tricampeão olímpico com os Estados Unidos (2008, 2012 e 2016) assinou contrato não garantido com o Portland Trail Blazers e será incorporado ao elenco após fazer exames médicos nessa sexta-feira.

Carmelo tem uma história tão incrível quanto controversa na NBA nos últimos anos. Com média de 24 pontos ao longo de 16 temporadas de participação e 10X All-Star, ele caiu muito de rendimento nos dois últimos campeonatos por Oklahoma City Thunder e Houston Rockets, passou a ser visto como um atleta difícil no vestiário por não aceitar, por exemplo, vir do banco de reservas e também uma influência ruim para os jovens nos elencos.

Sem time, fez campanha em televisão, foi às redes sociais pedindo uma chance e disse estar disposto a mudar para uma turnê de despedida, algo bem comum em astros da NBA. Sua chance, agora, chega em um Portland Trail Blazers totalmente desesperado e nas cordas neste começo de temporada da NBA. Finalista do Oeste no campeonato passado, quando perdeu apenas do Golden State Warriors, a franquia do Oregon iniciou o certame de 2019/2020 com a campanha de 4 vitórias em 12 jogos muito por conta das lesões que os alas vêm sofrendo.

O botão do pânico por estar tão mal assim em uma conferência Oeste fortíssima foi acionado – cedo ou não e racionalmente ou não o tempo dirá. Mas isso justifica, em parte, claro, a aposta do Blazers em Melo. Sem o machucado Zach Collins, que já não é uma sumidade mas seria titular na ala, e recentemente também sem Rodney Hood, lesionado, o Portland está apenas em 27º dos 30 times da liga em produção de pontos nas posições 3 e 4 (as que Anthony pode atuar) com 36,3 pontos por noite. E o pior: é o último em percentual de conversão de arremesso nos alas em toda NBA com 39%.

A contratação de Carmelo Anthony foi aprovada por Damian Lillard e CJ McCollum, os dois líderes da equipe nos últimos anos. O Portland tem agora seis jogos consecutivos fora de casa entre 16 e 25 de novembro (Spurs, Rockets, Pelicans, Bucks, Cavs e Bulls) antes de voltar a atuar no Moda Center em 28 de novembro contra o Oklahoma City Thunder, um dos ex-times de Melo.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.