Topo

Bala na Cesta

Quem são os 5 melhores jogadores da NBA que podem mudar de time a partir de julho

Fábio Balassiano

17/06/2019 04h31

A temporada da NBA terminou na quadra na última semana. Agora começam os movimentos fora dela. No sábado o Lakers já deu o pontapé inicial em um período que promete ser caótico de novidades. A partir de 1º de julho, uma semana depois do Draft portanto, os jogadores sem contrato (agentes-livres) podem começar a receber propostas e assinar com a mesma ou outras equipes.

Antes uma observação pertinente. Kevin Durant entraria na lista dos jogadores com maiores contratos a receber. Mas devido a sua lesão, e ao fato de poder renovar automaticamente com o Warriors, permanecendo mais um ano na franquia para se recuperar de sua operação no tendão, acabei por não colocá-lo no texto.

Agora vamos lá. Abaixo os cinco que serão mais cortejados no mercado em muito breve:

Kawhi Leonard (ala do Toronto) -> Acho que aqui nem precisa falar muita coisa, né? MVP das finais, responsável direto pelo título do Toronto. Vai receber oferta de contrato máximo de todo mundo. É só escolher onde quer jogar pra Kawhi Leonard. Só se quiser muito risco ele sai do Raptors…

Kyrie Irving (armador do Boston) -> Era quase certo que Kyrie Irving ficaria no Celtics para liderar um elenco jovem e promissor, mas a última temporada foi horrível dentro do vestiário, com Kyrie reclamando dos jovens e os jovens de Kyrie. Sem clima, é bem improvável que ele fique em Boston. Lakers e Nets monitoram de perto a situação.

Klay Thompson (ala-armador do Warriors) -> Está aí um caso curioso. Thompson é um All-Star, craque, mas se machucou no último jogo das finais e certamente seu valor de mercado diminui. Quem quiser contratá-lo sabe que terá um ano dele praticamente fora de ação, motivo pelo qual eu não creio que ele saia do Warriors.

HANNAH FOSLIEN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

Jimmy Butler (ala do Sixers) -> O mais instável dos agentes-livres. Do ponto de vista técnico, Butler tem todas as ferramentas pra ser muito bem pago. Mas é um desmiolado completo e um arruaceiro de vestiário, razão pela qual eu acho que seu valor diminui muito. O Lakers gostaria de contar com ele, mas certamente pagando abaixo de US$ 20 milhões/ano. O Sixers quer renovar.

Tobias Harris (ala do Sixers) -> Grata surpresa da última temporada, Tobias guiava o Clippers ao playoff quando foi trocado pro Sixers, onde jogou muito bem e saiu valorizado dos playoffs. Não é jogador pra liderar um time que vai brigar por título, mas é um ótimo complemento. O Phila tem interesse em mantê-lo.

Outros nomes: Kemba Walker (armador do Charlotte), Khris Middleton (ala do Bucks), D'Angelo Russell (armador do Nets), Al Horford (pivô do Boston), Nikola Vucevic (pivô do Orlando), DeMarcus Cousins (pivô do Warriors), Marc Gasol (pivô do Toronto), Kristaps Porzingis (ala do Dallas), Brook Lopez (pivô do Milwaukee) e Bojan Bogdanovic (ala do Pacers).

A NBA estima que o valor dos próximos contratos superará a marca dos US$ 2 bilhões.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.