Topo

Bala na Cesta

Empatados, Franca e Flamengo lutam hoje por vantagem na final do NBB

Fábio Balassiano

25/05/2019 00h41

Fotojump / LNB

Após os 88-79 de Franca contra o Flamengo no Pedrocão na última quinta-feira, a decisão do NBB permanece no interior de São Paulo neste sábado para o crítico jogo 3 da finalíssima. O duelo começa às 14h30 e terá transmissão de Band, ESPN, Fox e Facebook. Quer ter uma noção de como o jogo de hoje é absurdamente importante?

Então olha isso: em 57 das 72 séries realizadas com três ou mais partidas nos playoffs o time vencedor do Jogo 3 conseguiu ganhar a série. Quando o assunto é finais, em quatro das seis edições já disputadas em uma melhor de cinco partidas o time que saiu vitorioso do terceiro confronto levantou o troféu na sequência. Inclusive nas três últimas temporadas foi assim com as conquistas do Flamengo, Bauru e Paulistano.

Para Franca, vale aguardar a situação de Rafael Hettsheimeir, pivô que começou o jogo 2 muitíssimo bem mas voltou a sentir a panturrilha. Caso ele não jogue, podemos esperar ainda mais de Lucas Dias, ala, como pivô e um espaçamento gigantesco da quadra, algo que nunca é fácil e previsível de marcar. Pros francanos, um bom começo é fundamental para ligar a torcida na tomada e deixar a intensidade lá no alto.

O Flamengo, por sua vez, precisa rever bastante de seu começo de jogo. Desligado em alguns momentos e com ataque totalmente estático, o rubro-negro precisa urgentemente envolver Marquinhos (4 pontos apenas no jogo 2) em suas ações ofensivas desde o primeiro minuto se quiser voltar ao Rio de Janeiro com 2-1 na série. Jimmy teve papel excepcional na marcação ao camisa 11 no jogo 2, isso não há dúvida, mas Marquinhos é um dos melhores jogadores do Brasil e precisa ser acionado para ganhar ritmo, confiança e segurança. Com ele sendo um ala comum, algo que ele não o é, o time da Gávea também se torna bem previsível – e menos potente.

Abaixo o filme do jogo 2:

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.