Topo

Bala na Cesta

Ex-armador impõe cruel eliminação ao Lakers em Los Angeles; LeBron não irá ao playoff após 14 anos

Fábio Balassiano

23/03/2019 06h43

MADDIE MEYER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

D'Angelo Russell foi armador do Lakers por apenas duas temporadas. Escolhido na segunda posição do Draft de 2015, o camisa 1 teve dois bons anos (13 e 15 pontos de média), mas logo que Magic Johnson chegou foi trocado (em 22 de junho de 2017 sendo mais exato) para o Brooklyn Nets sob a alegação de que "não era o líder" que a franquia precisava para a posição.

O troco de D'Angelo veio ontem à noite na mesma Los Angeles que o rejeitou. Aos 23 anos e ainda em formação como atleta de alto nível, o All-Star e autor de 20 pontos e 7 assistências de média no campeonato foi o, vá lá, líder do Brooklyn Nets na vitória do time por 111-106 sendo o autor de 21 pontos e 13 assistências (o gatilho de seu companheiro Joe Harris esteve afiado, terminando com 26 pontos, cestinha da equipe) contra o Lakers.

Ali no finalzinho da partida, onde tem sido cada vez mais decisivo (fez incríveis 27 pontos no último período contra o Sacramento Kings fora de casa esta semana), ele fez uma bola de três pontos e pediu pra torcida do Staples Center se calar. O resultado colocou o Nets com 38-36 e cada vez mais perto dos playoffs do Leste.

Por outro lado, a noite de ontem, a que Russell brilhou contra seu ex-time, eliminou oficialmente o Los Angeles Lakers, que ficará de fora da pós-temporada da NBA pela sexta vez consecutiva, recorde (negativo) histórico da franquia que tem patéticos 31-41 na campanha.

Contratado a peso de ouro, LeBron James, um dos melhores jogadores da história, não jogará o playoff pela primeira vez desde 2004/2005 (quando ele ainda era um atleta de segundo ano no Cleveland Cavs) e talvez não consiga melhorar o retrospecto angelino em relação a temporada anterior (35-47 em 2017/2018).

Na entrevista coletiva, LeBron não escondeu a frustração com a precoce eliminação: "Obviamente não foi por isso que todos assinamos para vir para o Lakers. É uma franquia gigantesca e que precisava voltar ao playoff. Não sei se todos entenderam isso ao longo do processo. É óbvio que houve uma série de fatores que levaram a isso, suspensões, lesões, coisas dessa natureza. Mas acho que o principal foi o fato deste time não ter conseguido sustentar um bom nível de atuação pelos 48 minutos de uma partida da NBA. Isso nos matou o campeonato todo. Temos que melhorar muito para o próximo ano", afirmou o autor de 25 pontos (8/25 nos chutes), 14 assistências e 9 rebotes.

Abaixo os melhores momentos da partida:

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.