Topo

Bala na Cesta

Belgrado chegou - o Final Four da Euroliga começa hoje

Fábio Balassiano

18/05/2018 11h45

* Por Rodrigo Salomão

Foram sete meses de disputas intensas, basquete de alto nível, equilíbrio, torcidas alucinantes e muitas estrelas espalhadas pelas mais diversas quadras da Europa. Isso tudo para chegar ao ápice da temporada nesta semana: o Final Four da Euroliga.

Para início de conversa, cabe esclarecer para quem não tem acompanhado de perto o torneio como é que funciona. Os quatro finalistas são CSKA, Real Madrid, Fenerbahce e Zalgiris Kaunas. Todos eles estarão reunidos na Stark Arena em Belgrado para os duelos decisivos entre os dias 18 e 20 de maio. Não tem série, nem quadrangular. É tiro curto: semifinal de um lado, semifinal do outro e, no domingo, a finalíssima. É mais letal que "mata-mata". É só "mata" mesmo. Não tem espaço para vacilos. Também não tem transmissão pela televisão no Brasil, mas aqui fica a fica: aproveitar para conhecer melhor e assinar o excelente serviço online da EuroLeague TV (dá uma conferida aqui porque tem promoção para as finais).

Feita esta breve explicação, cabe dizer que os confrontos chaveados são CSKA x Real Madrid e Fenerbahce x Zalgiris. Aqui uma particularidade: as quatro equipes chegam à Sérvia credenciadas por iguais vitórias por 3 a 1 em suas respectivas séries. Vitórias maiúsculas e de gente grande em meio a tantos confrontos equilibrados ao longo do ano.

Quer mais equilíbrio e coincidência? Tem mais.Tanto CSKA e Real Madrid, quanto Fenerbahçe e Zalgiris Kaunas, quando se enfrentaram na primeira fase, tiveram empates. Os russos ganharam uma dos espanhóis e vice-versa. Assim como turcos e lituanos. Uma vitória para cada lado no confronto direto. E que confrontos! Vamos a eles?

– CSKA x REAL MADRID

O duelo é um prato cheio para quem curte uma técnica refinada com a bola laranja. É muita gente que sabe cuidar bem dela. A começar por Sergio Rodriguez, hoje vestindo as cores do CSKA. O espanhol tem todos os predicados para fazer valer a "lei do ex" diante dos madrilenhos. É o principal nome da armação da equipe russa, mas está longe de ser a única peça-chave do time. Bem longe.

Outro grande destaque atende por Nando De Colo , eleito para o quinteto ideal desta edição de Euroliga (acompanhado de Nick Calathes, Luka Doncic, Tornike Shengelia e Jan Vesely). Não foi à toa, vale dizer. Seu poderio ofensivo, com arremessos precisos da meia quadra, é ferramenta muito útil para não deixar o adversário respirar. A liderança isolada na fase inicial não aconteceu por acaso, já que o poder de conclusão das jogadas é bem acima da média. Conquistar a taça desta vez pode representar a confirmação do favoritismo de alto orçamento sob o comando do técnico Dimitris Itoudis. Mas do outro lado não tem uma equipe qualquer.

O gigante Real Madrid também tem larga experiência na liga e em suas fases decisivas. Agora conta com um "fator surpresa" que ficou ausente durante oito meses: Sergio Llull superou a lesão e fez a diferença nos playoffs contra o Panathinaikos. Trouxe à equipe da capital espanhola uma variedade ofensiva de leque mais extenso. A dúvida, também nesse assunto, fica por conta da condição física de Facundo Campazzo. O argentino chegou a Belgrado ainda sem presença confirmada devido a uma lesão em fase final de recuperação. O técnico Pablo Laso diz que conta com ele. Vamos ver o quanto disso se transforma em realidade na quadra.

Por fim, a cereja do bolo do jogão: Luka Doncic. Todo mundo já sabe que o esloveno está inscrito no draft da NBA com altíssimas cotações (primeira escolha?). A pouca idade, inversamente proporcional ao grau de maturidade dentro de quadra, aumenta ainda mais a expectativa sobre o que esperar do prodígio. Os olhares do mundo inteiro estarão sobre a sua performance. O jovem já mostrou que tem talento de sobra, inteligência acima da média e um ótimo arremesso. Mas sob tanta pressão, será que conseguirá desempenhar seu papel em alto nível? Isso é o que todos querem ver.

Data e hora: 18/5, sexta-feira, às 16h (horário de Brasília)
Olho neles: Sergio Rodriguez (CSKA); Luka Doncic (Real Madrid)

– FENERBAHÇE x ZALGIRIS KAUNAS

Os turcos vêm com a força da regularidade do ano inteiro, respaldado pela defesa muito bem postada e uma variedade interessante no repertório ofensivo. Isso sem falar no "fator experiência", já que são os atuais campeões do torneio e contam com o treinador Zeljko Obradovic, vencedor de nada menos que 9 Euroligas como técnico.

Tarimba é o que não falta também a atletas como o ala Luigi Datome e o pivô Jan Vesely, ambos com passagem pela NBA. Além de Kostas Sloukas e Brad Wanamaker, responsáveis pela armação do time. É difícil apontar um grande destaque entre todos eles, mas, como já dito antes, Vesely foi eleito para o time ideal da liga, o que o credencia a um status um pouco mais significativo. Elenco farto, variado, experiente e vencedor. Ótimas receitas para uma nova taça. Ou uma grande zebra.

Porque é assim que o Zalgiris tem sido encarado na mídia especializada. Poucos esperavam uma campanha de tanta profundidade por parte dos lituanos. Mas ela aconteceu, tornou-se realidade e aproximou o "azarão" do grande sonho. Afinal de contas, desde 1999 que a equipe não chegava tão longe.

O grande nome, como já dito anteriormente aqui no blog, é sem dúvida nenhuma o técnico Sarunas Jasikevicius. Mas ele não está só. Certamente não. Embora não seja um plantel estelar, existem nomes de grande valor e que podem fazer uma partida de igual para igual diante dos turcos (como inclusive fizeram nas duas vezes que se enfrentaram).

O ala francês Axel Toupane combina força e técnica como alternativas de escape para quando o craque do time, o armador Kevin Pangos, não está muito inspirado (o que não é frequente, vale dizer). A forma como o time passou por cima do Olympiacos deixou a comunidade basqueteira em alerta: esse time pode sim surpreender o atual campeão e até mesmo chegar ao topo no domingo.

Suspense que dá frio na barriga com a ansiedade para os jogos, mas que também dá a certeza de que diversão não vai faltar. A não ser que você torça para algum dos times envolvidos. Aí é sofrimento mesmo, como toda Euroliga costuma ser. Que comecem os jogos!

Data e hora: 18/5, sexta-feira, às 13h (horário de Brasília)
Olho neles: Jan Vesely (Fenerbahçe); Kevin Pangos (Zalgiris Kaunas)

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.