Topo

Bala na Cesta

Perseverança e dedicação: a histórica noite de Andre Ingram, que estreou ontem na NBA aos 32 anos

Fábio Balassiano

11/04/2018 09h33

Na segunda-feira Andre Ingram recebeu uma ligação do Los Angeles Lakers para comparecer ao Centro de Treinamento da equipe. Ele pensou que seria mais uma daquelas entrevistas de fim de temporada sobre a sua passagem pelo South Bay Lakers, time afiliado do Lakers na G-League, a Liga de Desenvolvimento da NBA.

Era chegar lá, ouvir o que ele fez bem, o que fez mal, balançar a cabeça normalmente como ele sempre fazia, voltar pra casa e se preparar para dar as aulas de matemática até o começo do próximo campeonato por onde atua há 10 anos. Quem joga na G-League não ganha milhões como os astros da NBA (o salário médio anual está entre US$ 30 e 50 mil) e precisa compensar durante os quase quatro meses sem jogos. Formado em física pela American University em 2007, Ingram não foi selecionado no Draft da NBA em 2007, foi pinçado apenas na sétima rodada do Draft da então D-League no mesmo ano e desde então é quase um membro honorário da Liga de Desenvolvimento. Em 10 temporadas foram 384 jogos, 713 bolas de três e um sonho que não chegava – jogar na NBA. Nem que fosse um pouquinho.

Apoie o blog e concorra a prêmios incríveis!

Seus já crescentes cabelos brancos faziam-no crer que o momento sonhado não aconteceria nunca. Era, então, treinar, jogar na frustrante G-League de ginásios vazios, salários baixos e oportunidades diminutas, dar aulas de matemática e continuar, continuar. Como ele mesmo dizia, "só jogar a bola pro alto, deixá-la voar e não pensar muito".

Mas aos 32 anos Ingram foi surpreendido. Quando Magic Johnson (o manda-chuva da franquia Lakers) e Rob Pelinka (o gerente-geral) entraram na sala na segunda-feira com a oferta para o ala jogar os últimos dois jogos da temporada pelo Lakers ele nem sabia o que dizer. Ligou pra sua mulher, que só gritava do outro lado da linha quando ouviu a notícia, segurou o choro, assinou o contrato e foi se preparar pro jogo contra o Houston Rockets na terça-feira no Staples Center, o ginásio que ele sempre frequentou como espectador mas que seria a sua casa como atleta do Lakers pela primeira vez na carreira. Aos 32 anos. Após 10 anos na G-League. Após ser ignorado por uma década pelos 30 times da NBA. O momento de Ingram enfim chegou.

Se "só" jogar não fosse o bastante para o rapaz que escolheu a camisa 20, pensem só em uma noite mágica acontecendo. Completamente elétrico, Ingram saiu do banco ainda no primeiro período e começou a arremessar. Arremessar e a arremessar. Terminou a partida com 19 pontos em quatro bolas de três convertidas nos 29 minutos em que atuou, deixou a todos no Staples Center de boca aberta e foi reverenciado por sua perseverança por companheiros e adversários. No final, pouca gente ligou pra vitória do Houston Rockets por 105-99.

O que valeu, valeu mesmo, foi a força de vontade de Andre Ingram, que ainda na quadra atendeu aos repórteres para dizer: "Eu senti a atmosfera totalmente favorável a mim. Meus companheiros, a comissão técnica, a torcida. Só de estar aqui, com essa quadra, com essa iluminação. Foi uma oportunidade quase que única em minha vida, eu sei, mas foi incrível, fantástico. É um sonho se tornando realidade", afirmou Ingram, que ouviu os famosos gritos de MVP da torcida angelina mesmo com James Harden, o provável vencedor do troféu nesta temporada, do outro lado da quadra.

O barulho foi tão grande que o quase sempre comedido Kobe Bryant foi ao Twitter exaltar a noite de Ingram, o norte-americano mais velho a entrar em uma quadra da NBA como novato desde 1964. Como um Lakers, ele teve a melhor estreia de um calouro desde os 23 pontos de Nick Van Exel em 1993. Os números, na realidade, importam bem pouco perto do fato de, depois de 10 anos, o cara ter conseguido realizar o sonho de uma vida. Andre Ingram poderia ter desistido. Ele continuou. Jogando a bola pra cima e pensando pouco, como ele mesmo diz.

No final da noite, Luke Walton, o técnico do Lakers, presenteou Ingram com a bola do jogo, uma lembrança de um dia que ele não vai esquecer jamais.

Nesta quarta-feira o sonho de Andre Ingram tem um ponto final. Ele atuará pelo Lakers contra o Los Angeles Clippers no derradeiro jogo da temporada 2017/2018. Se for o último jogo dele na NBA, já terá valido a pena conhecer um pouco mais sobre as lições de perseverança e dedicação de Andre Ingram, um cara de 32 anos que nunca desistiu de seu maior sonho. Emocionante.

Que baita lição de vida, não?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.