Topo

Bala na Cesta

Motivação é a palavra de ordem no Vasco pra reta final do NBB, por Felipe Souza

Fábio Balassiano

15/03/2018 13h01

Thiago Moreira / Vasco da Gama

* Por Felipe Souza

O Vasco começou o NBB com uma das favoritas para brigar pelo título da temporada, tem um dos grandes investimentos financeiros da competição, mas a realidade foi mais difícil que o sonho vascaíno. Em poucos meses o time demitiu um treinador (Dedé) e está na 11° colocação com campanha de 11 vitórias e 15 derrotas.

Com certeza esses pontos são algo que fazem com que qualquer equipe esteja preocupada, já que faltam apenas dois jogos para a temporada regular acabar.

Mas no Vasco da Gama, apesar de tudo isso, a nova palavra de ordem é motivação. O novo treinador Christiano Pereira, que já foi campeão da Liga Ouro (divisão de acesso para o NBB) e do torneio Super Four em 2016 com a equipe cruzmaltina, falou sobre o atual momento da equipe inclusive:

"Estamos muito na base da conversa com os nossos atletas. Sabemos que temos que melhorar muito, principalmente o astral da nossa equipe. Você conviver com vitória é muito fácil. Mas são nas derrotas que o grupo tem que mostrar hombridade e profissionalismo para reverter essa situação", disse-me o treinador.

Não dá pra dizer que o time do Vasco é ruim no papel. Mas claramente alguns jogadores não estão mostrando o que todos esperavam no início do campeonato. Mas apesar da campanha ruim e de uma temporada um pouco frustrante nem tudo é ruim para o time de São Januário.

A equipe está vendo uma grande evolução de rendimento do ala Gustavo Basílio nessa temporada (9,6 pontos de média, a maior de sua carreira), Guilherme Giovannoni e David Jackson estão sendo importantes para o volume de jogo no ataque e nos dois primeiros jogos do Christiano no comando Lucas Mariano fez, somados, 30 pontos e pegou 10 rebotes, números bem maiores do que ele estava tendo em jogos anteriores (13 pontos e 8 rebotes nos 3 jogos anteriores).

Com a pausa do campeonato para o Jogo das Estrelas do NBB, Christiano terá tempo para trabalhar a motivação do seu elenco e ajustar pontos em quadra que ainda são necessários.

Creio que a equipe tem tudo para "surpreender" nos playoffs e, quem sabe, enfim mostrar a sua força, pois motivação é algo que não deve faltar. Antes da pós-temporada chegar, a equipe vascaína ainda enfrenta o Franca (24/03) e o Bauru (27/03).

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.