Topo

Bala na Cesta

O indecifrável problema que afasta Kawhi Leonard do San Antonio Spurs

Fábio Balassiano

27/02/2018 06h20

No dia 14 de maio de 2017 o San Antonio Spurs abria a final do Oeste contra o Golden State Warriors em Oakland. De forma até certo ponto surpreendente o time texano dominava os donos da casa até a metade do terceiro período quando isso aqui aconteceu:

Kawhi Leonard subiu pra arremessar, desceu, acabou pisando no pé de Zaza Pachulia e se machucou com gravidade. O camisa 2 tinha 26 pontos e 8 rebotes em 24 minutos, fazia uma partida brilhante, foi ao solo, não mais retornou a partida número 1 e nem pode jogar as demais da final da conferência Oeste. O Spurs levou 4-0 na série, o Warriors foi campeão da NBA e Leonard viu tudo isso do sofá de sua casa. Sem poder se meter, sem poder se mexer.

O tempo passou, e muita gente esperava que com a manutenção da base do Spurs e a chegada de reforços como Rudy Gay o San Antonio Spurs poderia chegar de novo à decisão do Oeste na temporada 2017/2018 da NBA para desafiar o Golden State Warriors como acabou não conseguindo fazer devido a lesão de seu melhor jogador. Analistas dos Estados Unidos apontavam, até, Kawhi Leonard como um possível candidato a MVP do campeonato.

Alguns meses se passaram e o cenário não é muito bom, porém. Leonard jogou apenas 9 partidas, desde o dia 13 de janeiro não entra em quadra e de acordo com o técnico Gregg Popovich a realidade está bem clara: "Ficarei surpreso se Kawhi voltar. Temos um número 'x' de jogos restando na temporada, e ele ainda não está pronto. Se houver alguma chance, será tarde, e a decisão não será simples", afirmou Pop na semana passada a repórteres dos EUA.

Só que há um detalhe aí: o corpo médico do San Antonio Spurs liberou o atleta para treinos e jogos recentemente. O atleta, por sua vez, não confia no diagnóstico e disse que não está pronto pra jogar ainda. Em português claro: o que era uma lesão no tornozelo se tornou uma tendinopatia no quadríceps direito e agora ninguém mais sabe exatamente o que acontece entre ele e a franquia.

Na semana passada o Woj, repórter da ESPN, afirmou que o Spurs, do ponto de vista médico, liberou Kawhi Leonard pra jogar. O ala, por sua vez, pediu um tempo para o San Antonio e foi procurar uma nova opinião médica – longe da franquia. O ala viajou a Nova Iorque sozinho, passou por três médicos diferentes e voltou a treinar. Com um detalhe singelo que os treinos foram não no Texas, sede do time, mas sim em Nova Iorque, no ginásio da Associação de jogadores. Não é a toa que o mesmo repórter disse que o clima entre equipe e atleta anda péssimo. Há um claro e óbvio ruído de comunicação aí entre as partes. Ontem, no fim da tarde, o Woj informou que Leonard retorna aos treinamentos com o Spurs nesta semana, mas que sua presença em quadra só deve ser vista no final de março.

Kawhi tem contrato no mínimo até o final de 2018/2019 (o campeonato de 2019/2020 é opção do atleta), mas hoje é impossível prever o que será seu futuro porque a sua lesão é até certo ponto clara (no quadríceps, se é que é por lá mesmo, obviamente) e indecifrável porque ele não emite nenhum comunicado oficial há meses. Dono de estilo caladão, fechado, na dele, o craque de 26 anos, um baita craque e peça fundamental no San Antonio Spurs (25,5 pontos em 2016/2017, maior média de sua carreira), é o dono de seu destino mas aparentemente não possui a menor segurança do que serão seus próximos dias.

Com isso, ficam em compasso de espera o técnico Gregg Popovich, que não sabe exatamente quando e se poderá contar com seu melhor jogador, e também a franquia, que certamente está com milhares de pulgas atrás da orelha. Em um cenário crítico, há um risco, até, do jogador não querer mais jogador pela franquia com a qual aparentemente não anda falando a mesma língua.

Isso tudo, porém, é especulação pro futuro. No momento, dá pra dizer claramente que com a ausência de um craque como Kawhi Leonard perdem Spurs, a NBA, o próprio atleta e os fãs que adoram ver o basquete de Kawhi Leonard. É realmente uma pena.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.