Topo

Bala na Cesta

Com mais de um mês de temporada, quem são os melhores da NBA até agora?

Fábio Balassiano

04/12/2017 06h00

A temporada da NBA começou no dia 17 de outubro, quase 30% dela já se foi (alguns times já fizeram 24 jogos) e muita coisa já pode ser dita. Quem são os destaques do campeonato até o momento? Vamos lá então, com suas devidas justificativas!

MVP: Aqui a disputa é duríssima. James Harden, LeBron James e Kyrie Irving disputam palmo a palmo o troféu de melhor jogador da temporada ao meu ver. Se Kyrie é o responsável pela melhor campanha da NBA até agora (20-4 pros Celtics) e LeBron possui números fantásticos (28,3 pontos, 7,9 rebotes e 8,7 assistências), o que falar de James Harden? O Barba lidera a liga em pontos (31,5) e assistências (9,8) e de quebra ainda coloca o seu Houston Rockets com a melhor campanha do Oeste (17-4).
Meu voto: James Harden (Rockets)

Melhor time do Leste: Acho que aqui não há muita discussão, certo? O Cleveland vem de 11 vitórias seguidas, o Detroit é uma grata surpresa, o Toronto se mantém ali no bolo dos primeiros colocados, mas o Boston tem 20 vitórias em 24 partidas e ninguém na conferência joga mais organizado, não.
Meu voto: Boston Celtics

Melhor time do Oeste: O San Antonio Spurs (15-7) sem Kawhi Leonard merece uma menção honrosa. O Golden State Warriors claudicante (17-6) mas sempre interessante, também. Mas o Rockets tem a melhor campanha da conferência (17-4) e seis vitórias consecutivas mesmo tendo Chris Paul em apenas sete destas partidas. Mérito total de James Harden e de seu ótimo elenco de apoio – Trevor Ariza, Eric Gordon, Clint Capela, Ryan Anderson, Nenê etc.
Meu voto: Houston Rockets

Melhor defensor: Hassan Whiteside, do Miami Heat, e Joel Embiid, do Sixers, seriam bons votos, mas é só a gente ver uma partida do Golden State Warriors com e sem Draymond Green em quadra pra ter uma noção do impacto dele pro jogo do time. Draymond marca alas, pivôs, alas e faz as coberturas com maestria. Não sei se há alguém com sua capacidade de fazer tanta coisa assim na defesa na NBA atual. Quando se importa mais com basquete do que em discutir com a arbitragem, torna-se ainda melhor.
Meu voto: Draymond Green (Warriors)

Melhor técnico: Mike D'Antoni (quarta melhor defesa da NBA pro Rockets, algo surpreendente), Brett Brown (do Sixers) e Stan Van Gundy (Pistons) seriam bons votos, mas pense no trabalho de Brad Stevens no Boston. Eram quatro novos titulares no começo da temporada, um deles se machuca com gravidade (Gordon Hayward) e desde então ele colocou no quinteto titular um calouro (Jayson Tatum) e outro de segundo ano (Jaylen Brown). O resultado? A melhor campanha da liga até agora. Fantástico.
Meu voto: Brad Stevens (Celtics)

Maior evolução: Victor Oladipo (Pacers), Andre Drummond (Pistons), Nikola Jokic (Nuggets) são nomes pra lembrarmos, mas o letão Kristaps Porzingis está guiando o Knicks a uma campanha bem legal (11-10) com as médias de 25,8 pontos, quase 50% a mais do que ele conseguiu em 2016/2017, e 6,8 rebotes. Mais que os números, impressiona a personalidade dele para colocar a franquia "no seu colo" e direcioná-la da maneira que a torcida de Nova Iorque mais gosta – com muita luta.
Meu voto: Kristaps Porzingis (Knicks)

Mala do ano: Acho que aqui nem precisa falar muito, né? LaVar Ball é o cara das declarações mais estapafúrdias da NBA até agora. Coitado do filho dele, Lonzo, que ouve todas as atrocidades do pai na dele, sem dar um pio sequer. Fez a gente esquecer de Mark Cuban há um bom tempo…
Meu voto: LaVar Ball

Time surpresa: O Minnesota vai indo bem, o Detroit também, mas o que mais me impressiona neste começo é o Denver Nuuggets, que tem 13-9 e é o quarto do Oeste. Pra dificultar as coisas pro lado da turma do Colorado, Paul Millsap, maior reforço do time pra temporada, se machucou e demora horrores pra voltar (2/3 meses). Ficará, mais do que nunca, tudo nas mãos do sérvio Nikola Jokic, que por pouco também não foi pro estaleiro na semana passada. Além de Jokic, se destacam no time do técnico Michael Malone o armador canadense Jamaal Murray, Will Barton e Gary Harris – todos com 14+ pontos de média.
Meu voto: Denver Nuggets

Time decepção: Não há outro voto aqui. O Oklahoma City Thunder é um caso bizarro de insucesso até o momento. Com 12 derrotas em 21 jogos, o time não se encontra, repete os erros do passado e vê o trio Carmelo Anthony, Russell Westbrook e Paul George jogar quase que individualmente – cada um pra um lado. O cargo de Billy Donovan, o técnico, já está a perigo. Pra quem queria brigar pelo título da NBA, digamos que é um começo diferente do planejado.
Meu voto: Oklahoma City Thunder

Melhor novato: Não há um pingo de dúvida aqui também, né? Kyle Kuzma é uma boa surpresa no Lakers, Donovan Mitchell vai jogando muita bola no Utah Jazz, Lauri Markkanen é a única boa notícia em Chicago, Dennis Smith Jr. é o futuro do Dallas e Jayson Tatum parece ser realmente muito bom no Celtics. Mas ninguém faz nada parecido com o que apronta Ben Simmons, o armador do Sixers autor de 17,9 pontos, 7,1 assistências e 9,4 rebotes. Números de gente grande pra um garoto que está começando agora – e começando incrivelmente bem.
Meu voto: Ben Simmons

Concorda comigo? Dê seus votos também!

 

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.