Topo

Bala na Cesta

Brasil estreia hoje na eliminatória da Copa do Mundo - o que esperar do time do técnico Petrovic?

Fábio Balassiano

24/11/2017 06h00

Começa hoje a saga da seleção brasileira masculina na Eliminatória da Copa do Mundo de 2019 da China. Pra quem não conhece, aqui está o regulamento e nesta sexta-feira o primeiro desafio é a seleção chilena a partir das 22h em Osorno (o Esporte Interativo exibe a partida). Diante de um adversário tão fraco, vale perguntar: podemos esperar exatamente o quê do time do técnico Aleksandar Petrovic, que estreia oficialmente pela seleção masculina?

A resposta é: muito, muito pouco. Petrovic, e isso ele mesmo tem respondido em entrevistas, teve menos de uma semana de treinamento com um grupo completamente novo (de experientes temos Vitor Benite, Fúlvio Rafael Hettsheimeir, Anderson Varejão e Alex e de jovens, Ricardo Fischer, Leo Meindl, Yago, Lucas Dias, Lucas Mariano, Antonio e Johnathan) e logo estará debutando como técnico da seleção em um jogo que, se muito fácil promete ser, não será possível fazer qualquer experimento.

De acordo com esse regulamento da Federação Internacional pras eliminatórias, toda vitória conta, todo duelo conta, qualquer revés promete ser castigado (lembremos que as campanhas são levadas para a segunda fase).

Para um primeiro duelo, vale a pena ficar ligado se alguns dos conceitos que Petrovic têm falado (intensidade nos 40 minutos, mais fluidez no ataque e melhoria defensiva) começarão a ser aplicados e como estará a condição física e técnica de Anderson Varejão, que sem dúvida é o maior chamariz deste selecionado brasileiro na primeira janela da eliminatória.

Varejão não joga desde fevereiro deste ano, quando foi dispensado do Golden State Warriors, na NBA, e sabe que bons desempenhos com a seleção brasileira diante de Chile e Venezuela (na segunda-feira no Rio de Janeiro às 20h30) são fundamentais para que ele ganhe confiança e também mais espaço no mercado para, quem sabe, retornar à liga norte-americana.

Neste primeiro momento de Petrovic, vale muito a vitória (claro!) e não é recomendável criar muitas expectativas. O croata teve pouco tempo, o grupo é completamente remodelado e o adversário não deverá trazer grandes dificuldades. Que a seleção comece bem a sua caminhada nas eliminatórias.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.