Topo

Bala na Cesta

NBA vê onda gigante de lesões e perde estrelas com menos de uma semana de campeonato

Fábio Balassiano

23/10/2017 06h10

A temporada 2017/2018 da NBA começou cercada de expectativa de todos os lados. Com menos de 10 minutos do primeiro jogo, o disputado entre Cleveland Cavs e Boston Celtics, a alegria e a ansiedade deram lugar a tristeza. Recém-contratado pelos Celtics, o estreante ala Gordon Hayward foi ao chão, fraturou o tornozelo, gerou comoção no ginásio de Ohio e perderá a temporada inteira. Ali era um sinal de alerta.

No jogo seguinte o Houston Rockets suou sangue para vencer o atual campeão Golden State Warriors fora de casa. Mas o triunfo teve um preço. Também recém-chegado, o armador Chris Paul sentiu dores no joelho e poderá desfalcar os texanos por até quatro semanas.

Se a primeira noite foi ruim, as seguintes não foram melhores em termos de lesão. Com gigantesco histórico de problemas físicos, o armador Derrick Rose, ex-Bulls e Knicks e que faz a sua primeira temporada pelos Cavs, foi derrubado na partida contra o Bucks, não voltou mais para a quadra e no último sábado contra o Orlando Magic foi desfalque. Seu técnico, Tyronn Lue, disse que a situação do tornozelo de Rose "não era muito animadora".

E assim se seguiu. Jeremy Lin, armador do Brooklyn Nets, sofreu uma lesão gravíssima no tendão de aquiles e está fora da temporada. O craque sérvio Milos Teodosic, do Los Angeles Clippers, está com fascite plantar e não tem previsão de volta. Maior esperança de dias melhores no Dallas, o também armador Dennis Smith Jr. nem estrear na temporada conseguiu devido a lesão no joelho.

Além deles, Myles Turner (Pacers), Aaron Gordon (Magic), Efrid Payton (Magic), Rodney Hood (Jazz), Dennis Schröeder (do Hawks neste domingo). Quase todos eles são fundamentais em seus times, exercendo funções importantes de pontuação, armação ou liderança.

É difícil cravar um motivo que explique o número excessivo de lesões. Pode ser o acaso, pode ser uma triste e simples coincidência, mas neste ano os treinamentos oficiais das franquias foram abertos ali pelo dia 25 de setembro, no dia 30 há havia uma série de jogos de pré-temporada sendo disputados e no dia 17 de outubro oficialmente o campeonato começou. Menos de cinco dias, portanto, entre o começo dos treinamentos dos times e o primeiro amistoso.

Pelo sim ou pelo não, a única coisa segura neste momento é, realmente, pedir para os times buscarem proteção para que eles não percam seus craques. O campeonato mal começou e alguns atletas já estão tendo as famosas e não queridas lesões chamadas de "fora da temporada". Que este domingo tenha sido o último com notícias não tão boas assim da NBA.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.