Topo

Bala na Cesta

Brasil joga hoje contra Canadá pra evitar pior retrospecto do feminino em Copas Américas

Fábio Balassiano

12/08/2017 06h20

A seleção brasileira feminina entra em quadra neste sábado para enfrentar o Canadá (18h35, com Esporte Interativo exibindo) disposta a reverter um cenário muito ruim (duas derrotas consecutivas, para Ilhas Virgens e Argentina) e, em caso de vitória, garantir vaga na final da Copa América e consequentemente no Mundial de 2018. Caso perca, disputará no domingo o bronze e também o último posto no torneio do próximo ano na Espanha contra o perdedor da outra semifinal (Argentina e Porto Rico medem forças às 21h).

Mais do que isso: a seleção brasileira feminina tenta evitar igualar um retrospecto tenebroso. Em 2015 o time perdeu três vezes (as 3 seguidas, aliás). Caso não vença o Canadá, isso se repetirá (3 partidas perdidas consecutivas – Ilhas Virgens, Argentinas e canadenses).

E querem ver como o cenário não é nada bom? De 1997 a 2013, cinco títulos de Copa América e o TOTAL de cinco derrotas acumuladas. Nas duas últimas (2015 e 2017), já são as mesmas cinco derrotas e um título improvável de vir nesse ano pela bola que o time vem jogando (em 2015, quarta colocação). Vejam no quadro abaixo:

O basquete feminino da seleção visto em quadra nesta Copa América, na última Olimpíada e mais recentes competições é reflexo de anos e anos de desmandos da Confederação Brasileira. Disso não há dúvida. De todo modo, 23,5 desperdícios de bola por jogo, 17% de 3 pontos e 40% de dois é algo bem tenebroso e que merece uma reflexão de todos os que amam a modalidade.

Boa sorte às meninas que estão em Buenos Aires para o mata-mata da Copa América que começa neste sábado. O time precisa, no final das contas, de apenas uma vitória em dois jogos para garantir vaga no Mundial de 2018. Não é fácil, principalmente pela qualidade do basquete apresentado, mas quem sabe esta sexta-feira sem jogo na Argentina fez bem ao time comandado por Carlos Lima.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.