Topo

Bala na Cesta

Palpites, palpites e mais palpites sobre as finais da NBA que começam hoje - confira

Fábio Balassiano

01/06/2017 14h00

Chegou o dia da final, isso vocês já sabem. E o blog procurou um timaço pra dar os palpites sobre a decisão da NBA entre Golden State Warriors e Cleveland Cavs. Tem palpite pra todos os gostos, argumentos também. Estão por aqui comentaristas da ESPN e Sportv, técnicos do NBB, jornalistas, fãs de basquete e muito mais. Vamos direto aos palpites dessa galera. Divirtam-se!

Meu palpite: Cavs 4-2
O motivo: O Golden State tem craques. O Cleveland tem LeBron James, o melhor jogador do planeta. Embora o Warriors tenha, na disputa dos quintetos, vantagem na, digamos, soma dos produtos, irá enfrentar o melhor do mundo e um elenco de apoio que conta, brincando, com oito armas de ótimo valor (Irving, Love, Thompson, JR Smith, Shumpert, Korver, Deron Williams, Channyng Frye etc.). No final das contas, e como o basquete é aquele em que a individualidade tem um peso incrível no resultado coletivo, acredito James fará a diferença no resultado da decisão da NBA.

Ricardo Bulgarelli (ESPN)
Palpite: Warriors 4-1
O motivo: Golden State é favorito. Vive seu melhor momento na temporada. Time se acertou durante a ausência do Kevin Durant. Quando voltou de lesão, ele entrou sem a responsabilidade adquirida no início do campeonato por ter sido a principal contratação para este ano. Stephen Curry faz sua melhor pós temporada da carreira e esbanja confiança. Quer apagar a imagem deixada nas duas últimas finais. Cleveland merece ser respeitado por ter LeBron James, o maior jogador do mundo, Kyrie Irving e por ter conquistado o título do ano passado da maneira que conquistou, com um inédito 1-3! O psicológico vai ajudar a decidir a série. E nisso, o fator Draymond Green entra em cena. Além de ser o coração dos Warriors, ele consegue entrar facilmente na mente dos adversários. Golden State é mais eficiente nos dois lados da quadra. Tem o mando de quadra. E se jogar com inteligência, fecha em 5 jogos.

Felipe Andreoli (apresentador do Esporte Espetacular)
Palpite: Warriors 4-2.
Motivo: Acho que pelo time titular e mais o banco de reservas a lógica seria cravar o Golden State Warriors. Mas acho que o fator LeBron James pode desequilibrar a favor do Cavs. E espero que ele consiga, na real. Tô meio que torcendo pra que ele ganhe sozinho contra todos, mas é difícil. Meu palpite emoção é 4-3 Cavs. Meu palpite com a razão é que o título fica mesmo com o Warriors.

Vitor Sergio Rodrigues (Esporte Interativo)
Palpite: Cavs 4-2
Motivo: Acho que a forma e a fome de LeBron James nos playoffs vão fazer a diferença. Isso, claro, aliado a superioridade nos rebotes que o Cleveland terá na série. No meu modo de ver o Cavs fica com o bicampeonato.

Everaldo Marques (ESPN)
Palpite: Warriors 4-3
O motivo: O Golden State é um time mais forte do que o do ano passado pela adição do Kevin Durant e um jogo coletivo espetacular. Sei que apostar contra o LeBron James é sempre arriscado, porque se tem um jogador que é capaz de mudar uma série é ele. O elenco do Cavs é muito bom também, com Kyrie, fantástico. Mas já que é pra escolher um eu vou de Warriors em sete por causa do elenco que já era forte em 2016 e agora ainda mais com Kevin Durant.

Ana Paula (Ex-jogadora de vôlei)
Palpite: Warriors
O motivo: Acho que o Warriors vence porque esse ano eles tiveram uma grande adição ao elenco, Kevin Durant, e mesmo achando que LeBron James seja um dos maiores jogadores da história do basquete eu acredito que Golden State tenha mais armas para várias situações de jogo. A força do time é surpreendente e as estrelas de Steph Curry, Klay Thompson e Draymond Green combinadas sempre fazem a diferença. O ataque é muito forte e sem centralizar o jogo em um jogador apenas. Acho que Warriors mandará sempre um jogador descansado para marcar LeBron. Eles vêm mostrando uma variedade de 5, 6 jogadores para marcar, enquanto do lado dos Cavs a defesa pode cansar mais rápido, já que o número de jogadores que podem fazer a diferença no ataque do Golden State é bem maior.

Marcel de Souza (dispensa apresentações)
Palpite: Cavs 4-2
O motivo: O ataque dos Warriors é altamente especializado no jogo coletivo. O problema é que numa série final são necessárias duas coisas: defesa comprometida em "quebrar as pernas" dos principais atacantes adversários e exaltação do talento individual de determinado(s) jogador(es) nos momentos decisivos (como tinham Chicago e Lakers nos áureos tempos). Os Cavs vivem disso. Passaram a temporada regular esperando por esse momento. Estão preparados para quebrar o jogo coletivo dos Warriors na base e têm várias armas individuais quando for preciso. Já os Warriors esperam não precisar da última bola para fecharem os jogos e contam que colocarão os adversários na roda a maior parte do tempo. É o cenário ideal para os 4 x 2 do Cleveland.

Alana Ambrósio (Rádio CBN)
Palpite: Warriors 4-3
O motivo: Acho que teremos 7 jogos. Apesar deles terem melhor ataque e melhor defesa, o Cavs tem um "pequeno" trunfo que é o LeBron James. Sem contar que o Golden State está mil vezes mais pressionado: ganhou os 12 jogos de playoff que disputou, tem a maior média de pontos da temporada, já perdeu pro Cavs no ano passado e tem Kevin Durant, que está desesperado atrás de um anel. O time da califa é melhor, mas o psicológico pode pesar muito!

Marcus Vinicius Martins (ESPN)
Palpite: Warriors 4-2
O motivo: O Golden State Warriors montou, possivelmente, o melhor time da história (starting 5) com a adição de Kevin Durant. Para "piorar", as estrelas do time são generosas, com a bola e com os holofotes. Se Draymmond Green – líder motivacional da equipe – se comportar, eles não têm muito o que temer. Kevin Love deve ser o fiel da balança nessas finais de altíssimo nível: se ele jogar bem, os Cavs tem chances, senão, já era. Entretanto, a história nos ensinou, jamais duvidemos de LeBron James.

Gustavo de Conti (Técnico do Paulistano)
Palpite: Warriors 4-2
O motivo: "Mero palpite mesmo. Não estou acompanhando muito e sou mais simpático ao estilo Warriors de jogar.  Cleveland pode ganhar, mas vai depender muito de como vai render LeBron James. Acho o Warriors mais consistente

Jorge de Sá (Sportv)
Palpite: Warriors 4-2
O motivo: Mesmo o LeBron James fazendo os números da vida dele, tendo performances históricas, a equipe do Golden State Warriors conseguiu evoluir ainda mais com a saída do Harrison Barnes, que era um jogador bastante previsível (pegava a bola e chutava ou daria o drible pro lado), e a chegada do Kevin Durant, um jogador imprevisível. O Warriors ainda têm o Steph Curry, Klay Thompson e Draymond Green. Ou seja: o arsenal do Golden State é bem maior. E o time ainda conseguiu algo que quase ninguém esperava: com um time mega ofensivo, montou uma defesa forte, que pega rebotes, dá tocos e fecha o garrafão. Esse garrafão fechado inclusive foi a chave do Cleveland neste playoff e isso não deve ocorrer nas finais. Então acho que com tudo isso o Golden State Warriors leva em seis jogos.

Roby Porto (Sportv)
Palpite: Warriors 4-2
O motivo: Ao contratar Kevin Durant o Golden State Warriors tirou do Cleveland Cavaliers o peso de defender o título da NBA e consequentemente assumiu um inegável favoritismo por montar uma seleção que há muito tempo não víamos na liga. A dor pela perda do bicampeonato após uma temporada com quebra de recorde de vitórias – impedindo que o time entrasse de forma gloriosa para a história – ficou escancarada com a chegada do craque. Mesmo sem estar em perfeita sintonia, os playoffs mostraram um Golden State imbatível até agora. Já LeBron mostrou sinais de pertencer ao mundo dos mortais em raros, mas decisivos momentos da recente série contra os Celtics, e isso contra Curry e cia. pode ser fatal. LeBron precisa estar no seu auge técnico e mental para manter um time coeso e acostumado a sua liderança, sem nenhum espaço para deslizes. Warriors vencem a série na minha opinião.

Marcel Pedroza (Liga Nacional de Basquete)
Palpite: Cavs 4-2
O motivo: LeBron James está jogando, na minha visão, o melhor basquete de sua carreira e todo mundo sabe o poder de decisão das mãos mágicas do Kyrie Irving. Mas não é só isso. O elenco do Cavs está mais "compatível" com o Golden State Warriors neste ano pelas peças que tem. Tyronn Lue pode igualar o small ball do Warriors com Kyrie, JR Smith/Deron, Korver/Shumpert, Love e Bron. Aposto no Cleveland.

Demétrius Ferraciú (Técnico de Bauru)
Palpite: Warriors 4-2
O motivo: "Na verdade pelo equilíbrio e nível técnico das duas equipes o meu palpite ele é quase um "chute", mas vamos lá: acho q vai dar Golden State em 6 jogos. Pelo fato de terem perdido ano passado e por estarem "engasgados" com o vice-campeonato de 2016, acredito que o Warriors vai se superar e vencer esse ano.

Fábio Sormani (FoxSports)
Palpite: Cavs 4-2
O motivo: LeBron James. Ele é simplesmente espetacular. Jogador completo, que joga em todas as posições, tem liderança, maturidade e não se abala com pouca coisa. Já passou por todos os tipos de provação e jamais sucumbiu. Eu vibro demais quando ele ganha, porque cada vitória dele é uma derrota dos haters. Por isso, mais do que uma impressão, o título do Cleveland é na verdade um desejo.

Marcelo do Ó (Rádio Globo)
Palpite: Warriors 4-2
O motivo: Minha aposta é Golden State por ter, na minha visão, um basquete que funciona a partir do seu conjunto. Curry, Thompson, Green e Iguodala não perdem desde fevereiro juntos. É muito. Ainda mais com Durant em forma. Se quiser algo, os Cavs precisam vencer o primeiro jogo.

Guilherme Buso (Gerente de Comunicação da Liga Nacional de Basquete)
Palpite: Warriors 4-2
O motivo: Por mais que este ano seja quase impossível parar o LeBron James e próprio Kyrie Irving, o Golden State Warriors é o time que entra mordido por ter pedido a chance de entrar para a história na temporada passada, após quebrar o recorde de vitórias na fase de classificação e não vencer o título.

Gustavo Faldon (ESPN.com.br)
Palpite: Warriors 4-2
O motivo: O time deve estar louco por vingança depois de ter levado uma virada histórica no ano passado. Apesar do banco de Cleveland ser melhor, Kevin Durant é um diferencial para esse supertime dos Warriors. Durant também tem LeBron "entalado na garganta" pela derrota nas finais de 5 anos atrás.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.